Skip to main content

Treinadores finalistas da Gala do Desporto

No âmbito da 25ª Gala do Desporto, que se realiza na noite de 3 de Março, no Salão Preto e Prata do Casino Estoril, a Confederação de Treinadores de Portugal quer destacar e dar a conhecer melhor os cinco treinadores finalistas do Prémio “Desportista do Ano”.

Anualmente, a Confederação do Desporto de Portugal (CDP) organiza a cerimónia dos “Óscares do Desporto Português”, onde são distinguidos os melhores desportistas da época passada, nas categorias de atleta masculino, atleta feminino, equipa, treinador e jovem promessa.

Vote no seu treinador favorito até às 17h00 do dia 2 de março, através do site  www.cdp.pt

O quarto dos cinco finalistas que apresentamos, por ordem alfabética, é Lourenço França (Ginástica).

Lourenço França escreveu o nome na história da Ginástica de Portugal, ao vencer pela 1ª vez a Medalha de Ouro em Ginástica Acrobática, com as ginastas Rita Ferreira e Ana Teixeira, no Mundial de Ginástica Acrobática de Genebra, na Suíça, em julho de 2021.

Professor de Educação Física e Mestre em Treino de Alto Rendimento, o treinador de 48 anos do Acro Clube da Maia – desde a sua fundação em dezembro de 2004 - conta já com 29 anos de profissão, que exerce a tempo inteiro, aos quais soma 16 anos enquanto ginasta.

Ligado à Federação de Ginástica de Portugal desde 2012, venceu nos Europeus de 2019 3 Medalhas de Ouro, 5 de Prata e 1 de Bronze e, no mesmo ano, 2 Medalhas de Prata e 1 de Bronze nos Jogos Europeus em Minsk; já em 2021, no Mundial, alcançou 2 Medalhas de Ouro, 1 Prata e 2 Bronze e no Europeu conquistou 2 Medalhas de Prata e 1 de Bronze – troféus que soma aos muitos mais ganhos em competições anteriores.

Lourenço França considera que a sua principal responsabilidade como treinador é “autonomizar os meus ginastas dando-lhes as ferramentas e os conhecimentos para serem tudo aquilo que quiserem ser”.