Treinadores finalistas da Gala do Desporto
No âmbito da 25ª Gala do Desporto, que se realiza na noite de 3 de Março, no Salão Preto e Prata do Casino Estoril, a Confederação de Treinadores de Portugal quer destacar e dar a conhecer melhor os cinco treinadores finalistas do Prémio “Desportista do Ano”.
Anualmente, a Confederação do Desporto de Portugal (CDP) organiza a cerimónia dos “Óscares do Desporto Português”, onde são distinguidos os melhores desportistas da época passada, nas categorias de atleta masculino, atleta feminino, equipa, treinador e jovem promessa.
Vote no seu treinador favorito até às 17h00 do dia 2 de março, através do site www.cdp.pt
O primeiro dos cinco finalistas que apresentamos, por ordem alfabética, é Hélio Lucas (Canoagem).
Aos 48 anos, Hélio Lucas é já o treinador com mais títulos Europeus e Mundiais e medalhas na canoagem portuguesa.
Natural de Arcozelo, Vila Nova de Gaia, chegou a ser diretor de clubes, foi treinador, presidente de uma Associação de clubes, vice-presidente da Federação Portuguesa de Canoagem e foi, até, curador nacional do Desporto Escolar - sempre ligado à Canoagem.
Hélio Lucas trabalha com Fernando Pimenta há 18 anos, desde a sua formação e, lado a lado, já celebraram a conquista de mais de cem medalhas, com destaque para a primeira medalha da Canoagem Portuguesa nos Jogos Olímpicos em embarcações Monolugares. Nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, venceram a Medalha de Bronze na prova de K1 1000 metros.
Lucas é também treinador de Joana Vasconcelos, uma atleta que tem mais de três dezenas de medalhas em competições internacionais.
Hélio Lucas é Técnico Nacional da Federação Portuguesa de Canoagem desde 2014.