Treinadores portugueses somam grandes conquistas
Numa altura em que já se faz a contagem decrescente para os Jogos Olímpicos de Tóquio, este fim de semana foi de enorme sucesso para vários treinadores portugueses, nomeadamente para Gabriel Mendes (ciclismo de pista), José Uva, Luís Herédio, Carlos Tribuna, Paulo Murta e Rui Silva (atletismo) e Rui Câncio (canoagem). A Confederação de Treinadores de Portugal congratula os treinadores pelas mais recentes e extraordinárias conquistas!
Ciclismo de Pista
O selecionador nacional Gabriel Mendes viu os seus atletas conquistarem várias medalhas na Taça das Nações de pista, que decorreu em São Petersburgo, na Rússia. Maria Martins ganhou a Medalha de Ouro no concurso feminino de omnium, assim como Iuri Leitão, na prova masculina. Iuri Leitão e João Matias venceram, ainda, a Medalha de Prata, na prova de Madison.
Atletismo
Patrícia Mamona, treinada por José Uva, foi terceira no Meeting Herculis no Mónaco, da Liga Diamante, e estabeleceu um novo recorde nacional de Triplo Salto por um centímetro. Por agora, o recorde ficou em 14,66m.
Sob orientação do treinador Luís Herédio, Liliana Cá, que prepara a participação nos Jogos Olímpicos Tóquio2020 e que é recordista nacional do lançamento do disco, venceu a prova do Memorial de Lançamentos Kamila Skolimowska, na Polónia, com a marca de 63,53 metros.
Por sua vez, nos Campeonatos da Europa de atletismo de sub-23, foram três as medalhas conquistadas por Portugal.
O português Leandro Ramos, treinado por Carlos Tribuna, conquistou a Medalha de Prata na prova do lançamento do dardo - a primeira de sempre alcançada no lançamento do dardo em qualquer escalão! Também o treinador Paulo Murta e o seu atleta Etson Barros venceram a Medalha de Prata, nos 3.000 metros obstáculos. Isaac Nader e o seu treinador Rui Silva trouxeram para Portugal a Medalha de Bronze nos 1.500 metros.
Canoagem
Rui Câncio orientou a equipa nacional que disputou os Europeus de maratonas em Moscovo, na Rússia e é o grande responsável pelas nove medalhas conquistadas pelos canoístas lusos! José Ramalho venceu o Ouro, que lhe valeu o título de heptacampeão da Europa em K1 maratonas e ganhou, ainda, na “short race”; também Sérgio Maciel, em C1 sub-23 e Adriano Conceição, em K1 sub-23, venceram a Medalha de Ouro das respetivas categorias.
As Medalhas de Prata foram alcançadas por José Ramalho / Ricardo Carvalho em K2 e Rui Lacerda / Ricardo Coelho em C2 e, ainda, na prova de juniores, Francisco Santos / Fernando Costa em K2.
Os juniores Tomás Sousa (C1) e Rodrigo Santos (K1) também subiram ao pódio para receber as respetivas Medalhas de Bronze.