Skip to main content

O treinador de Marcos Freitas

A 27 de Junho de 2021, em Varsóvia (Polónia), um dia depois dos atletas João Monteiro e Tiago Apolónia terem alcançaram a Medalha de Bronze em pares, o atleta Marcos Freitas conquistou a Medalha de Bronze no  torneio de singulares do Europeu de ténis de mesa. 

Muitos artigos, entrevistas e elogios foram feitos ao atleta madeirense que é o melhor representante luso no ranking mundial, mas a Confederação de Treinadores de Portugal quer prestar a devida homenagem a um dos seus treinadores: Francisco Santos, que, ao lado de Kong Guoping, lidera a Seleção Nacional Masculina de ténis de mesa - com passagem carimbada para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Orgulhamo-nos que agora os treinadores de atletas medalhados também já recebam das organizações a respetiva medalha que reconhece o crucial papel que têm no desempenho do atleta!

Finalizamos este artigo com a recentemente criada rúbrica PASSAPORTE TREINADOR que dá a conhecer num flash o perfil  do TREINADOR entrevistado e que futuramente, depois de várias entrevistas, serão alvo de análise!

PASSAPORTE TREINADOR

Nome: Francisco António Franco Santos

Modalidade: Ténis de Mesa

Grau TPTD (Título Profissional de Treinador de Desporto): Grau II

Formação Académica:  Licenciatura em Educação Física e Desporto

Tipologia de Treinador:  a tempo inteiro

Treinador de: Jovens e Alto rendimento

Há quantos anos é Treinador?  8 anos

Qual a sua filosofia de treino? Proporcionar as condições de treino ideais para uma constante evolução dos atletas com quem trabalho, seja diariamente (ao longo da época desportiva) ou pontualmente (estágios ou concentrações).

Qual considera ser a sua principal responsabilidade como treinador? Organizar, planear e criar todas as condições para que os atletas evoluam e possam melhorar a sua performance desportiva, nunca colocando de parte os valores e a vertente humana associados ao desporto.

Que competências desportivas acha fundamentais trabalhar na sua modalidade? Todas as competências são de extrema importância na nossa modalidade (competências físicas, psicológicas e motivacionais). O Atleta acima de tudo é um ser Humano, e um harmonioso desenvolvimento com todas estas vertentes é fundamental para o sucesso do mesmo.

Que competências pessoais considera fundamentais ter como treinador para desenvolver os seus atletas? Responsabilidade, frontalidade, integridade e lealdade.

Que experiências de vida o têm ajudado na sua profissão como treinador? Todas as minhas experiências de vida contribuíram para o meu crescimento e desenvolvimento como treinador. O ser humano não está dividido do treinador, estão intimamente ligados e conectados e têm influência um sobre o outro.