Bruno Jorge, o treinador e preparador físico de Miguel Oliveira
Miguel Oliveira é o rosto do sucesso da Moto GP em Portugal. A 22 de novembro de 2020, aos 25 anos, Miguel Oliveira conquistou a sua primeira pole position, bateu o recorde da pista com a volta mais rápida (1m39,855s) e manteve a liderança do início ao fim, sendo o primeiro a cruzar a meta no Grande Prémio de Portugal em Portimão. Mas por trás deste grande piloto, há uma enorme equipa de trabalho – entre os quais, o treinador e preparador físico Bruno Jorge.
O treinador e preparador físico Bruno Jorge tem, na sua carreira, o objetivo de retirar o maior potencial quer físico quer humano de todos os atletas com quem trabalha. “Era treinador e preparador físico no CAR Jamor (centro de alto rendimento) quando conheci o Hélder Rodrigues, também ele motociclista, que gostou do meu trabalho e pediu para o acompanhar nos treinos físicos. O mesmo conseguiu ser campeão do Mundo e fazer pódio no Rally Dakar. Posteriormente surgiu o convite por parte da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) para ser preparador físico dos seus atletas”, contou o próprio.
Bruno Jorge trabalha com Miguel Oliveira desde 2013, “quando este foi para a equipa Mahindra em Moto 3”, recorda.
O trabalho que faz com o piloto de Moto GP – a principal categoria do Campeonato Mundial de Motovelocidade – “consiste em treinos no ginásio bem como bicicleta, corrida e natação quando necessário, de forma a este desenvolver e potenciar as suas qualidades físicas. Existem mais elementos a ajudar na otimização das suas qualidades - nutricionista, Coach, fisiologista fisioterapeuta, treinador de Ciclismo, entre outros. No fundo trabalhamos como uma equipa para potenciar as mesmas”, constata Bruno Jorge.
A 22 de novembro de 2020, Miguel Oliveira conquistou a sua primeira pole position, bateu o recorde da pista com a volta mais rápida (1m39,855s) e manteve a liderança durante toda a corrida, sendo o primeiro a cruzar a meta no GP de Portugal. Sobre os planos para o futuro ao lado do piloto, Bruno Jorge revela: “Poder continuar a ajudar o Miguel na sua preparação física de forma a este conseguir ir de encontro ao seu objetivo de ser campeão do Mundo, objetivo este que acredito que acontecerá em breve”, afirma, com segurança. O treinador considera a mais recente conquista de Miguel Oliveira “o coroar de uma época de grande trabalho e dedicação e esforço, por parte do Miguel. Como eu costumo dizer, foi TOP!”
A Confederação de Treinadores de Portugal deseja os maiores sucessos a Miguel Oliveira e a toda a sua importante equipa!