Skip to main content

Orlando Vogado e João Almeida: “A aprendizagem dele foi nas Caldas da Rainha”

João Almeida alcançou este domingo o melhor resultado de sempre de um português no Giro d´Itália, terminando a prova no 4º lugar, depois de 15 dias com a camisola rosa. O ciclista natural de A-dos-Francos, nas Caldas da Rainha, começou a carreira na Nutea - Escola Ciclismo das Caldas da Rainha, como conta Orlando Vogado.

A minha ligação com o João Almeida não foi muito extensa ", começou por relatar Orlando Vogado que ajudou o Presidente e treinador José Pedro Fernandes a criar a Escola de Ciclismo das Caldas da Rainha . “Nós só trabalhávamos com escolas, com escalões de formação dos 5 aos 14 anos” conta Orlando sobre o ciclista que mobilizou o país nos últimos dias.

Ainda sobre os primeiros tempos de ciclista de João Almeida, menciona que “ele participou nas provas que estavam destinadas à categoria dele de juvenis. A Federação tem um protocolo em que dos 5 anos aos 14 é só escolas e a partir daí são outras categorias. Ele esteve nas escolas connosco um ano e depois como subia de categoria para cadete, teve de sair para uma equipa" que se situava no Cartaxo. "Mas a iniciação do ciclismo, a aprendizagem dele foi ali na Escola de Ciclismo das Caldas da Rainha. Sei que no Cartaxo teve resultados de valor, começou a dar nas vistas, dali saiu para o Bombarralense e depois foi para Itália”, acrescenta.

Sobre o 4º lugar conquistado no Giro d´Italia, Orlando Vogado afirma: “Fiquei surpreendido e não fiquei, porque achava que o rapaz tinha valor, mas chegar onde chegou, não esperava”, acaba por confessar. “Fiquei muito entusiasmado, muito contente e muito agradado com a prestação dele. Acho que aquilo é tudo dele, porque ele é uma excelente pessoa, é um indivíduo tranquilo, que sempre aceitou bem aquilo que lhe dizíamos. Foi uma meia surpresa, ninguém esperava uma situação destas. Conseguiu mobilizar o país inteiro e foi uma prestação meritória do querer, da vontade, da resiliência. Foi muito importante para ele, para o país e para a equipa”, considera o treinador.

A Confederação de Treinadores de Portugal deseja os maiores sucessos ao João Almeida e a todos os treinadores que todos os dias fazem formação de atletas e futuros campeões!