As prioridades do Treino - ICCE
A Declaração de Magglingen
A Assembleia Extraordinária do International Council for Coach Education (ICCE), realizada no Swiss Federal Sports Institute de 2 a 5 Julho de 2000 com a participação de formadores de treinadores de 29 países, foi convocada com o objectivo de levantar questões de interesse e futuros desafios para as organizações e indivíduos envolvidos na formação de treinadores.
A Assembleia identificou 10 desafios centrais para encarar o futuro do treinador e formadores de treinadores em todo o mundo. Governos, organizações desportivas não-governamentais, comités olímpicos nacionais, organismos desportivos governamentais nacionais e internacionais, Comité Olímpico Internacional, agências de formadores de treinadores e instituições superiores de educação foram chamados a unir-se para enfrentar esses desafios.
A Assembleia comprometeu-se a trabalhar com os seus membros para desenvolver um programa de iniciativas e eventos destinados a enfrentar os desafios.
A Assembleia também apelou a todos os intervenientes na formação de treinadores para fazerem maiores esforços para assegurar que o treino e a formação de treinadores reflictam todos os sectores da comunidade, sem distinção de sexo, raça, cultura, deficiência, orientação sexual ou prática religiosa.
Estes 10 desafios foram aprovados por resolução unânime do International Council for Coach Education (ICCE) na Assembleia Especial de 5 de Julho de 2000.
Desafio 1
Estabelecer e educar as organizações desportivas e treinadores individuais sobre os padrões de comportamento ético e desenvolvimento de mecanismos de controlo.
Desafio 2
Identificar, desenvolver e avaliar as competências do treinador em todos os níveis de treino.
Desafio 3
Transmitir a formação de treinadores de uma forma que permita aos treinadores aplicar a teoria subjacente à sua prática de treino e para satisfazer as necessidades dos seus atletas.
Desafio 4
Garantir que os governos, o desporto e a comunidade em geral, compreendam e reconheçam o papel fundamental do treinador no desenvolvimento do desporto a todos os níveis.
Desafio 5
Adoptar uma filosofia que promova e apoie o treino centrado no atleta e na formação do treinador e no desenvolvimento profissional.
Desafio 6
Permitir aos treinadores o acesso e comunicação com a base em evolução dos conhecimentos e boas práticas de treino de maneira a promover a aprendizagem e desenvolvimento contínuo.
Desafio 7
Acesso alargado à formação de treinadores e oportunidades de desenvolvimento profissional mantendo a qualidade do fornecimento, entrega e resultados.
Desafio 8
Desenvolvimento de sistemas de incentivo e apoio na aprendizagem contínua e desenvolvimento profissional dos treinadores com base em identificar e responder às necessidades individuais.
Desafio 9
Trabalhar para desenvolver e ganhar o reconhecimento do treinador como uma profissão.
Desafio 10
Desenvolver sistemas de formação de treinadores que apoiem a aprendizagem aberta e permitam os treinadores estudar à hora, local e frequência que escolham.
In “ICCE Coaching Priorities” (International Council for Coach Education c/o Coaching Association of Canada)