Desporto fora da Visão Estratégica de Portugal
O Comité Olímpico de Portugal (COP) enviou ao Governo a 19.08.2020 os seus contributos para o documento “Visão Estratégica para o Plano de Recuperação de Portugal” que está em consulta pública até 21 de agosto.
O COP no seu parecer salienta “a ausência de qualquer referência ao setor do Desporto (…) para a recuperação e estabilização do país” e inclui:
- várias medidas para o Desporto em Portugal;
- a Moção subsequente da Cimeira das Federações organizada pelo COP, Comité Paralímpico de Portugal e Confederação do Desporto de Portugal;
- várias recomendações internacionais para o apoio ao setor do Desporto.
A Confederação de Treinadores de Portugal revê-se totalmente no posicionamento do COP! A Confederação tem trabalhado quer com o COP quer com as outras entidades do tecido desportivo dando um contributo contínuo para que o Desporto, não só, não perca o seu importante espaço na sociedade nesta fase difícil que todos vivemos, mas também, que tenha o reconhecimento social que merece.
De salientar que o Desporto tem um valor acrescentado bruto na economia portuguesa de 1,2% e em termos de emprego vale 1,4% sendo que na União Europeia representa 2,12% do PIB.