Skip to main content

Constituição da União dos Treinadores de Futebol dos Países Lusófonos

A União dos Treinadores de Futebol dos Países Lusófonos (UTFPL) foi constituída na última quarta-feira, 18 de setembro, durante a 1ª reunião ordinária, que decorreu na sede da Associação Nacional dos Treinadores de Futebol. A Confederação de Treinadores de Portugal esteve presente através do seu Vice-Presidente do Conselho Fiscal - Albino Silva.

A constituição desta organização, que reúne as diferentes associações de treinadores de futebol dos Países Lusófonos, surge na sequência da “Carta Portimão” assinada no Fórum ANTF 2019 – Portimão. Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde são os países membros da ‘União’.

A UTFPL tem como principais propósitos defender, promover e representar os interesses individuais e coletivos dos seus associados, bem como os interesses dos treinadores de futebol. Tem ainda como objetivo fomentar a criação de novas Associações Nacionais de Treinadores no espaço CPLP e promover a troca de informação e formação entre os diferentes membros.

Mensagem de Pedro Sequeira, Presidente da Confederação de Treinadores de Portugal e Presidente da Confederação Lusófona de Treinadores:

A Confederação Lusófona de Treinadores (CLT), enquanto entidade cúpula de todos os Treinadores da CPLP, congratula a criação da União dos Treinadores de Futebol dos Países Lusófonos (UTFPL) pois acredita que os Treinadores de Futebol dos diversos países poderão aproveitar este espaço para troca de ideias, experiências e iniciativas. A UTFPL pode contar com o apoio da CLT!”.