Skip to main content

Pedro Soares: “Daqui a 11 meses estaremos a lutar pela Medalha Olímpica”

A Seleção Nacional de Judo regressou esta segunda-feira, 2 de setembro, a Lisboa, após o Campeonato do Mundo de Judo – Tóquio 2019, onde Jorge Fonseca, orientado por Pedro Soares, se sagrou Campeão do Mundo.

O Treinador da Seleção Nacional e do Sporting Clube de Portugal assume a sua responsabilidade pelo resultado, mas entrega o mérito ao novo Campeão Mundial: “É um trabalho conjunto, embora o Jorge tenha a parte mais difícil. É ele que entra no tapete e tem a possibilidade e capacidade de decidir e de escolher o momento certo para o fazer.

Pedro Soares tem estado em evidência nos últimos meses. O técnico de 45 anos já conta com vários Campeonatos Nacionais ao serviço do Sporting, mas as conquistas têm ultrapassado as fronteiras. No último ano, Pedro Soares guiou o Sporting CP até à conquista da Champions League da modalidade (maior prova europeia de clubes), sagrou-se Vice-Campeão da Europa com a Seleção Portuguesa (Jogos Europeus de Minsk 2019) e culmina com o feito inédito de Jorge Fonseca.

No regresso a Lisboa, o Treinador analisou o momento de glória, mantendo os ‘pés bem assentes na Terra’: “Este é um momento de grande alegria e felicidade, mas também é um momento de reflexão, que vai em dois sentidos”, introduziu o técnico nacional. “Primeiro, apercebermo-nos que todos aqueles momentos que não correram tão bem, em que estivemos quase a ganhar, mas não conseguimos, todos os momentos em que falhámos, permitiram construir esta Medalha de Ouro de Campeão do Mundo. Todos esses momentos permitiram-nos corrigir o que não estava bem e tornar o dia em que o Jorge combateu, num dia praticamente perfeito. O Jorge foi Campeão do Mundo sem cair, não foi projetado uma vez. Ainda ninguém abordou este facto, mas é importante colocá-lo em cima da mesa. Foi uma prova imaculada, a roçar a perfeição”.

Perante a expectativa que se começa a criar, Pedro Soares não se inibiu de abordar o tema ‘olímpico’: “O segundo ponto de reflexão prende-se com o facto de faltarem 11 meses para os Jogos Olímpicos. Esta Medalha permite-nos olhar para essa competição de uma forma bastante otimista, quanto mais não seja pela confiança e motivação com que partimos para ela. Daqui a 11 meses estaremos, sem dúvida alguma, a lutar por uma Medalha nos Jogos Olímpicos de Tóquio”, finalizou.