Skip to main content

Treinadores Portugueses destacam-se em Minsk (CANOAGEM)

 

Os II Jogos Europeus estão a decorrer entre 21 de junho e 1 de julho, reunindo 4.000 atletas em representação de 50 países em 15 modalidades. Portugal compete com 98 elementos e respetiva Equipa Técnica Nacional, em Atletismo, Badminton, Futebol de praia, Canoagem, Ciclismo (estrada, contrarrelógio e pista), Ginástica (artística, trampolins, aeróbica e acrobática), Judo, Karaté, Lutas amadoras, Tiro, Tiro com arco, Tiro com armas de caça e Ténis de mesa.

 

CANOAGEM (PRATA e PRATA)

Fernando Pimenta, expoente máximo da Canoagem portuguesa, treinado por Hélio Lucas, conquistou 2 Medalhas de Prata (K1 1000m e K1 5000m) nos II Jogos Europeus de Minsk 2019. O Canoísta somou as 2 Medalhas no espaço de pouco mais de 24 horas, depois de na quarta-feira ter alcançado a prata em K1 1000, repetiu o feito esta quinta-feira (27 junho), desta feita em K1 5000. Apesar do desgaste, o pupilo de Hélio Lucas passou toda a prova entre os lugares da frente e chegou mesmo a liderar na reta final, tendo sido ultrapassado pelo húngaro Balint Kopasz, que levou o ouro, tal como tinha acontecido na prova de K1 1000 metros.

Com este resultado, o Canoísta Português chegou à sua 88ª Medalha Internacional. Este marco histórico é também responsabilidade do seu técnico, Hélio Lucas. O Treinador, distinguido no inicio do ano pela Confederação de Desporto de Portugal como “Treinador do Ano”, acompanha o Atleta desde pequeno, conforme contou ao COP, antes do arranque dos ‘Jogos’: “Antes de entrar mesmo para a faculdade, aos meus 18 anos, queria fazer o curso de Desporto, mas gostava tanto da Canoagem que me recordo que reprovei nos testes físicos só para ser um ano treinador e para ajudar um clube! E sempre, desde os 17 ou 18 anos, estive ligado ao treino. Gostei do treino, gostei, só queria ser Treinador. Ainda sem grande formação, mas procurava simpósios, conferências, tudo para tentar aprender mais um bocadinho. Com 22 ou 23 anos, isto já lá vão uns vinte e tal anos, trabalhei com alguns treinadores que estavam na equipa nacional, em estágios de juniores e cadetes. Fui colhendo alguma experiência, fui trabalhando num clube, com alguns atletas que já estavam na equipa nacional e depois apareceu o Fernando Pimenta. Peguei no Fernando desde pequenino e tenho-o acompanhado até agora, como sénior.”

 

 

Medalheiro:

Ouro

  1. Carlos Nascimento (Atletismo) nos 100 metros;
  2. Fu Yu (Ténis de Mesa) em singulares femininos;

Prata

  1. Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia (Ginástica Acrobática) em combinado;
  2. Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia (Ginástica Acrobática) no exercício dinâmico;
  3. Nélson Oliveira (Ciclismo) no contrarrelógio;
  4. Seleção Nacional de Judo na Competição de Equipas Mistas;
  5. Fernando Pimenta (Canoagem) em K1 1000m;
  6. Fernando Pimenta (Canoagem) em K1 5000m;

Bronze

  1. Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia (Ginástica Acrobática) na prova de equilíbrio;
  2. Telma Monteiro (Judo) na categoria -57 kg;
  3. Ricardo dos Santos, Cátia Azevedo, João Coelho e Rivinilda Mentai (Atletismo) na estafeta mista 4×400 metros;
  4. Diogo Ganchinho (Ginástica) nos Trampolins.