Webinar “Investigar para Aplicar no Desporto” juntou 900 treinadores de mais de 40 modalidades
A Escola de Treinadores da Confederação de Treinadores de Portugal realizou, no dia 18 de novembro, o webinar “Investigar para Aplicar no Desporto”, uma sessão que marcou a agenda da formação contínua e reuniu mais de 900 treinadores, provenientes de mais de 40 modalidades desportivas. A elevada adesão confirma o crescente interesse dos treinadores portugueses em integrar conhecimento científico nos seus contextos de treino!
Já pode (re)ver o webinar AQUI!
A sessão foi orientada pelo Professor Doutor Daniel Marinho, Professor Catedrático da Universidade da Beira Interior, Diretor do CIDESD e recém-distinguido com o Prémio de Investigação Científica do Comité Olímpico de Portugal 2025. Com um discurso claro, acessível e profundamente alinhado com as necessidades reais do terreno, o professor sublinhou logo no início: “O grande objetivo da ciência no desporto é ajudar o treinador a tomar melhores decisões. A ciência é uma aliada, não uma substituta.”
Uma ponte entre laboratórios e pavilhões
O webinar procurou desconstruir uma das maiores barreiras da formação desportiva contemporânea: a distância entre a investigação científica e o treino diário. Daniel Marinho trouxe exemplos concretos de aplicações práticas na natação, futsal, râguebi e outras modalidades, destacando projetos em que cientistas e treinadores trabalharam lado a lado para otimizar a performance, reduzir lesões e melhorar processos de avaliação.
Durante a sessão, o formador apontou desafios que afetam todo o setor — desde a comunicação entre investigadores e treinadores, à dificuldade de transformar dados em decisões, até à resistência natural à mudança. Mas reforçou que a solução passa pela colaboração: “O ideal não é fazer ciência para os treinadores, mas fazer ciência com os treinadores.”
Ao longo de 90 minutos, foram abordados temas como:
- A diferença entre investigação básica e investigação aplicada ao desporto;
- Estratégias para monitorização de carga, avaliação técnica e recolha de dados;
- A importância da personalização do treino nos contextos de alto rendimento;
- O papel dos centros de investigação, federações e clubes na orientação de projetos científicos;
- O impacto das novas tecnologias, IA, wearables e equipas multidisciplinares na performance futura;
- O fenómeno do abandono desportivo e como a ciência pode ajudar a combatê-lo.
Para ilustrar este último ponto, o professor apresentou a experiência da Federação Portuguesa de Natação, que financiou um estudo específico para compreender o abandono dos atletas: “Quem financia um estudo sabe exatamente o que precisa de resolver. Este tem de ser o caminho: investigação guiada por problemas reais.”
A participação massiva demonstrou o compromisso dos treinadores portugueses em evoluir, aprender e integrar novas ferramentas no seu processo de treino. Independentemente da modalidade, houve uma ideia transversal que ganhou força ao longo do webinar: “Portugal produz ciência de excelência. O desafio agora é aplicá-la de forma consistente no terreno.”
A Confederação de Treinadores de Portugal vê este webinar como um passo importante para reforçar a ligação entre academia e prática, criando pontes que potenciem o desenvolvimento dos treinadores e dos atletas portugueses.