Diogo Ribeiro e Alberto Silva campeões do mundo outra vez!
Diogo Ribeiro e o treinador Alberto Silva sagraram-se novamente campeões mundiais, desta feita nos 100 metros mariposa, depois de já terem vencido a medalha de ouro na final dos 50 metros mariposa, no Mundial de Doha 2024. O nadador português venceu a segunda medalha de ouro nos Mundiais e bateu o recorde nacional!
Treinador da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos entre 2004 e 2021, Alberto Silva chegou a Portugal em julho de 2021 para ser diretor técnico nacional da Federação Portuguesa de Natação (FPN) e trabalhar com a elite da natação portuguesa, com um objetivo definido: os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris. Alberto Silva já conquistou duas medalhas olímpicas - com o nadador César Cielo, (bronze nos 50m Livres) e Thiago Pereira (Prata nos 400m Estilos), ambas conquistadas nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. No Brasil, esteve muitos anos ligado ao Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo e à seleção brasileira de natação; vários atletas que treinou no Brasil bateram recordes do mundo.
Esta é a terceira medalha de Diogo Ribeiro e do treinador Alberto Silva, que em 2023, em Fukuoka, no Japão, já tinham conquistado a primeira medalha para Portugal em Mundiais de natação, a de prata, na final de 50 metros mariposa.
Portugal terminou a participação nos Campeonatos do Mundo de Natação em Doha com 2 títulos de Campeão Mundial, 50 e 100 metros Mariposa Masculinos; 1 medalha de bronze: Angélica André 10km femininos nas Águas Abertas; 4 classificações nos 8 primeiros lugares; 14 classificações nos 16 primeiros lugares - naquela que é a melhor participação de sempre de Portugal em Mundiais de Natação.
A Confederação de Treinadores de Portugal felicita o treinador Alberto Silva e restante equipa técnica, o nadador Diogo Ribeiro e a Federação Portuguesa de Natação por este feito histórico! Parabéns!!