Diogo Ribeiro e treinador Alberto Silva - campeões do mundo!
O nadador Diogo Ribeiro, de apenas 19 anos, treinado por Alberto Silva, conquistou a medalha de ouro na final dos 50 mariposa no segundo dia da natação pura do Mundial de Doha 2024. O nadador e o treinador escreveram o nome na história da natação portuguesa, com a conquista inédita da medalha de ouro em absolutos.
Treinador da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos entre 2004 e 2021, Alberto Silva chegou a Portugal em julho de 2021 para ser diretor técnico nacional da Federação Portuguesa de Natação (FPN) e trabalhar com a elite da natação portuguesa, com um objetivo definido: os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris. Alberto Silva já conquistou duas medalhas olímpicas - com o nadador César Cielo, (bronze nos 50m Livres) e Thiago Pereira (Prata nos 400m Estilos), ambas conquistadas nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. No Brasil, esteve muitos anos ligado ao Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo e à seleção brasileira de natação; vários atletas que treinou no Brasil bateram recordes do mundo.
Recorde-se que em 2023, em Fukuoka, no Japão, Diogo Ribeiro já tinha conquistado a primeira medalha a Portugal em Mundiais de natação, a de prata, na final de 50 metros mariposa.
A Confederação de Treinadores de Portugal felicita o treinador Alberto Silva e restante equipa técnica, o nadador Diogo Ribeiro e a Federação Portuguesa de Natação por este feito histórico! Parabéns!!