José António Silva volta a fazer história no andebol feminino
O selecionador nacional José António Silva voltou a escrever o nome na história do Andebol feminino português, ao conduzir a formação lusa até ao 4º lugar do Europeu, naquela que é a melhor classificação de sempre do escalão. Portugal teve, ainda, uma jogadora na All Star Team: a lateral-direita portuguesa, Luciana Rebelo, foi eleita a melhor no seu posto específico, para além de ter sido a segunda melhor marcadora do Europeu, com 62 golos marcados. Este resultado garantiu ainda a Portugal a presença no Mundial, que vai decorrer em 2024 na Macedónia do Norte.
Em declarações ao site da Federação de Andebol de Portugal (FAP), o treinador de 58 anos – que também é selecionador nacional A e coordenador das Seleções Nacionais Femininas afirmou: “Com a minha habitual frieza, dizer que é um resultado excelente. Nós acreditamos sempre que é possível fazer as coisas bem feitas e aspirar a bons resultados, mas que em boa verdade, as probabilidades de isso acontecer eram reduzidas. No entanto, eu creio que é inteiramente merecido por aquilo que a equipa fez e é obrigatório que sirva como reflexão, como ponto de partida, primeiro para reforçar as coisas boas que já fazemos e segundo, para identificarmos e refletirmos acerca das coisas que ainda nos faltam fazer e temos que ter noção que ainda nos falta muita coisa para estarmos mais vezes a este nível e com resultados como este.”
MAIS DE 30 ANOS DEDICADOS AO ANDEBOL
José António Silva, doutorado em Ciências do Desporto, é docente da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) e coordenador do Gabinete de Andebol FADEUP. Depois de ter estado ligado a diversas seleções nacionais femininas de 1989 a 1997, o treinador de nível IV EHF Pro Master Coach Course da Federação Europeia de Andebol (EHF) e da FAP regressou ao comando da Seleção Nacional A Feminina em 2021, assumindo posteriormente a Seleção Nacional de Sub-19.
Antes do regresso ao andebol feminino, dedicou muitos anos ao andebol masculino, durante os quais foi treinador do Águas Santas Milaneza (1997-2005; 2018-2021), do Madeira SAD (2005-2006), do SL Benfica (2008-2011) e AC Fafe (2015-1017). Entre as suas principais conquistas destacam-se as vitórias em seniores masculinos na Taça da Liga (2010-2011), Supertaça (2010-2011) e Taça de Portugal (2000-2001 e 2010-2011) e o 6º lugar no Campeonato do Mundo de Juniores Femininos, em 1997.
A Confederação de Treinadores de Portugal congratula José António Silva, a sua equipa técnica, a Seleção Nacional de sub-19 feminina e a FAP pelo extraordinário desempenho e resultado alcançado!