Skip to main content

Francisco Neto comanda Navegadoras no Mundial Feminino

Francisco Neto. Foto: FPF

Francisco Neto já escreveu o nome na história do Futebol português: o treinador da Seleção Nacional Feminina assume o leme das Navegadoras na primeira participação lusa num Campeonato do Mundo de Futebol Feminino, em julho e agosto de 2023, na Nova Zelândia! O treinador celebrou o seu 42º aniversário precisamente no voo que levou a equipa até à Nova Zelândia.

Em discurso durante a receção do Presidente da República à seleção nacional no Palácio de Belém, antes da partida para a Nova Zelândia, Francisco Neto disse: "Esta geração conseguiu concretizar o que muitos pensariam impossível. No futebol feminino, os impossíveis acabaram. É sinal da grande coragem e ousadia destas jogadoras. É que vamos levar para a Nova Zelândia".

22 anos de uma carreira de sucesso

Francisco Neto deu início à carreira de treinador em 2001, aos 20 anos, quando aceitou o convite para treinar a seleção distrital de sub-13 da Associação de Futebol de Viseu. Seis anos depois, foi promovido ao cargo de coordenador técnico na mesma Associação e passou a ser responsável por todas as seleções distritais da associação. Após um estágio na Seleção Nacional A feminina, durante o torneio internacional de futebol feminino Algarve Cup, integrou o corpo técnico da então Selecionadora Mónica Jorge, onde desempenhou a função de treinador de guarda-redes até 2010.

Em janeiro de 2014, a convite, orientou a Seleção Indiana de sub-21 masculina nos Jogos da Lusofonia, onde conquistou uma histórica medalha de ouro. Regressou a Portugal e aceitou o convite para comandar a principal Seleção Nacional feminina; dois anos chegaram para Francisco Neto garantir o primeiro apuramento da Equipa das Quinas para a fase final do Campeonato da Europa, a realizar na Holanda no verão de 2017.

Francisco Neto voltou a qualificar a Seleção Nacional Feminina para mais uma fase final de um Campeonato da Europa - Inglaterra 2022.

A 22 de fevereiro de 2023, Portugal venceu os Camarões por 2-1, e qualificou-se pela primeira vez para um Mundial de futebol feminino.

Os momentos históricos sucedem-se para o selecionador nacional: em jogo de preparação para o Mundial, bateu-se o recorde de audiência num jogo de futebol feminino – mais de 20 mil pessoas lotaram o Estádio do Bessa na receção de Portugal à Ucrânia, partida que terminou com a vitória lusa por 2-0.

Primeiro Campeonato do Mundo de Futebol Feminino

A Seleção Nacional Feminina, o treinador Francisco Neto e restante equipa técnica – os treinadores Luis Marques, Ana Gonçalves e Nuno Costa – já estão em Auckland, na Nova Zelândia, onde vão iniciar a participação no Mundial 2023.

Portugal está inserido no Grupo E do Mundial e vai iniciar a sua participação frente aos Países Baixos, em Dunedin, em 23 de julho, defrontando depois o Vietname, em 27, em Hamilton. O terceiro jogo da Equipa das Quinas no agrupamento será frente aos Estados Unidos, em 1 de agosto, em Auckland.

O Mundial feminino realiza-se na Austrália e na Nova Zelândia, entre os dias 20 de julho e 20 de agosto.

“O primeiro de muitas”

Francisco Neto, que também é o Coordenador Metodológico do futebol de formação feminino na Federação Portuguesa de Futebol, participou na campanha de apoio à Seleção Feminina que a Federação Portuguesa de Futebol lançou com o mote “O primeiro de muitas” e que pode (re)ver AQUI.