Treinadores finalistas da Gala do Desporto
No âmbito da 25ª Gala do Desporto, que se realiza na noite de 3 de Março, no Salão Preto e Prata do Casino Estoril, a Confederação de Treinadores de Portugal quer destacar e dar a conhecer melhor os cinco treinadores finalistas do Prémio “Desportista do Ano”.
Anualmente, a Confederação do Desporto de Portugal (CDP) organiza a cerimónia dos “Óscares do Desporto Português”, onde são distinguidos os melhores desportistas da época passada, nas categorias de atleta masculino, atleta feminino, equipa, treinador e jovem promessa.
Vote no seu treinador favorito até às 17h00 do dia 2 de março, através do site www.cdp.pt
O segundo dos cinco finalistas que apresentamos, por ordem alfabética, é Jorge Braz (Futsal).
Nascido em Edmonton, Canadá há 49 anos, Jorge Braz é licenciado em Educação Física pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade do Porto, tendo um mestrado em Ciências do Desporto, especialização de Treino em Alto Rendimento Desportivo.
Depois de ter sido guarda-redes de futsal, iniciou a carreira de treinador da modalidade em 1997, na Universidade do Minho, onde permaneceu até 2001; depois de uma passagem de três anos pela UTAD, regressou à Universidade do Minho.
Braz fez a estreia como treinador nacional de futsal a 23 de setembro de 2003, frente ao Azerbaijão, mas só a partir de julho de 2006 se fixou na equipa técnica nacional, coadjuvando Orlando Duarte. Em julho de 2010 assumiu o cargo de Selecionador Nacional, que assegura até aos dias de hoje.
Ao comando da Seleção Nacional de futsal levou o nome de Portugal aos quatro cantos do mundo: venceu o Campeonato do Mundo de 2021 e dois Campeonatos da Europa consecutivos (2018 e 2022). Jorge Braz recebeu o prémio de Melhor Treinador do Mundo de Futsal em 2018, 2019 e 2020.