Skip to main content

CPATreinadores participa no Diálogo Social sobre o Desporto

Conferência Final da EASE - Projecto Row the Boat

Nos passados dias 7 e 8 de Fevereiro, decorreu em Papendal na Holanda a Conferência Final do Row the Boat Project, que visa promover o diálogo social no sector desportivo.

A CPATreinadores, fez-se representar pela sua secretária técnica Rita Pinto, que tem vindo a acompanhar o projecto desde Outubro, onde esteve presente no encontro organizado em Bruxelas.

Em Janeiro, estivemos presentes da reunião de nível 2, no IDP, onde se encontraram diferentes entidades do sector desportivo: Confederação do Desporto de Portugal, Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Associação de Ginásios e Academias de Portugal, APECATE, UGT, entre outros. Nesta fase, não só se teve conhecimento de identidades por alguns desconhecidas, como acima de tudo foi possível dialogar sobre os problemas reais nas diferentes áreas de especialização do actual conceito de desporto.

Em Papendal, foi efectuado um balanço de todas as reuniões organizadas pelas entidades responsáveis pelo projecto (EASE, EURO-MEI e UNI-Europa), após o qual foi dado início ao diálogo entre entidades empregadoras e entidades representativas dos trabalhadores, sector no qual se enquadrava a CPAT.

Não há dúvida que os problemas que se vivem em profissional tanto ao nível do desporto profissional como no voluntário, são transversais a toda a Comunidade Europeia, donde apenas se destacam o Futebol e o Ciclismo profissional.

Tentam que estes sejam exemplos, mas todos sabemos que não é possível, não tendo sido possível chegar a consenso quanto à forma como organizar estas reuniões. Sabemos no entanto, que as problemáticas mais urgentes e abertas a discussão dizem respeito à Formação e qualificação profissional, igualdade de oportunidades, mobilidade a nível europeu, contratos de trabalho e garantias de segurança ao nível da actividade assim como do espaço onde é realizada.

Neste momento, encerrou-se uma etapa, mas deixámos já abertas as portas para a continuidade do projecto agora com uma parceria formalizada entre a EASE e a EURO-MEI.

Consideramos que as ideias apresentadas são bastante positivas e se se basearem no Livro Branco sobre o Desporto, o diálogo social seguirá então um rumo muito favorável ao desenvolvimento que precisa. No entanto, a nossa maior dúvida surge ao modo como se conseguirá operacionalizar as intenções, mas estaremos cá para desenvolver e participar nas iniciativas necessárias ao mesmo.

Para tal, necessitamos do interesse, mas acima de tudo de uma maior proactividade e participação de todos os interessados, que cremos que serão todos os que estão presentes no sector nas suas mais variadas formas, por isso treinadores vamos a dar o exemplo.