Skip to main content

CINCO MEDALHAS NOS JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE

Luís Conceição, Paulo Félix, Pedro Leitão e Ana Cardoso são os treinadores dos atletas medalhados na Argentina

A delegação portuguesa que participou nos Jogos Olímpicos da Juventude, disputados em Buenos Aires, registou os melhores resultados de sempre de uma delegação do Comité Olímpico de Portugal na competição. Após 12 dias de provas, com 41 atletas em 12 modalidades diferentes, Portugal regressa a casa com um total de cinco medalhas conquistadas: duas de ouro e três de prata.

A seleção feminina de futsal e o triatleta Alexandre Montez (na estafeta mista integrado na equipa Europa 1) conseguiram o ouro, enquanto a seleção masculina de andebol de praia, o par misto de ginastas Madalena Cavilhas/Manuel Candeias e, de novo, Alexandre Montez na prova individual, alcançaram medalhas de prata.

Se o destaque terá de ir, naturalmente, para os atletas que conseguiram os resultados, não pode esquecer-se o papel dos seus treinadores.

É o caso de Paulo Félix e Luís Conceição, os treinadores das seleções de andebol de praia masculino e de futsal feminino.

Paulo Félix está ligado ao andebol de praia há mais de 20 anos (começou em 1995), primeiro como praticante depois como treinador. É, desde há anos, o selecionador nacional ao serviço da Federação Portuguesa e a conquista da medalha de prata nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires, é o ponto mais alto da sua carreira de treinador.

O mesmo pode dizer-se de Luís Conceição, responsável pelo futsal feminino na Federação Portuguesa de Futebol. Luís Conceição iniciou a carreira de treinador no Algarve, primeiro a nível de clubes, depois como responsável na Associação de Futebol do Algarve, até ser contratado pela FPF em 2014. A medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Juventude é o culminar de uma aposta na formação.

Pedro Leitão foi o treinador da Comissão Técnica Nacional da Federação de Triatlo Portugal que acompanhou Alexandre Montez na Argentina, embora o treinador pessoal do triatleta seja Nuno Ricardo. Pedro Leitão foi praticante de triatlo, tendo iniciado a carreira de treinador bem cedo, integrando desde há três anos a estrutura técnica da federação.

Ana Cardoso, por seu lado, é treinadora da ginástica acrobática há quase duas décadas, tendo orientado vários dos melhores praticantes portugueses que já disputaram provas internacionais. Está ligada ao Ginásio Clube Português e à Federação Portuguesa de Ginástica.