Treinadores recebidos pelo Secretário de Estado
A Confederação de Treinadores de Portugal foi recebida ontem, dia 20 de Setembro 2016, pelo Sr. Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Dr. João Rebelo e sua equipa de Gabinete.
A Confederação de Treinadores, que representa as 22 Associações de Treinadores de modalidade legalmente constituídas, levou para a mesa um ponto principal, o “PNFT - Programa Nacional de Formação de Treinadores”.
Foram primeiro conversadas as forças e fragilidades do percurso legal da carreira do treinador constituído pelo enquadramento do Decreto-Lei nº 248-A/2008 e depois substituído pela Lei nº 40/2012 que estabelece o regime de acesso e exercício da atividade de treinador de desporto e da sua inclusão na ANQEP - Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.
Relativamente às fragilidades da Lei foi referido pela Confederação de Treinadores que, uma vez que é mais difícil alterar uma Lei, seria preferível trabalhar-se o PNFT uma vez que este é a operacionalização dessa Lei e é mais fácil ser alterado.
Neste sentido, a Confederação de Treinadores entregou ao Gabinete um documento de reflexão da sua autoria e elaborado em conjunto com as Associações de Treinadores. Este documento tinha já sido entregue nas instâncias e locais próprios, primeiro no Conselho Nacional do Desporto em Fevereiro de 2015, onde a Confederação de Treinadores tem assento, e depois junto do Gabinete do anterior Secretário de Estado do atual Governo.
Este documento é uma análise exaustiva do PNFT e propõe soluções aos problemas que mais habitualmente têm sido levantados (consulte aqui este documento de reflexão do PNFT).
Foi dito pelo Gabinete SEJD, e o mesmo já tinha sido referido à Confederação de Treinadores pelo IPDJ, que o PNFT vai ser auditado por uma entidade independente e que a Confederação de Treinadores vai ser chamada a dar o seu parecer.
Por fim a Confederação de Treinadores convidou o Sr. Secretário de Estado para a cerimónia de abertura do seu 6º Congresso de Treinadores que se realizará nos dias 4 e 5 de Junho em Gondomar, Cidade Europeia do Desporto 2017, no seguimento da parceria que a Confederação de Treinadores tem com a ACES Portugal em que todas as Cidades Europeias do Desporto são também Cidades do Treinador.
Foi também referido pela Confederação de Treinadores que neste 6º Congresso de Treinadores serão também convidados os treinadores dos países da lusofonia e que será realizada a 1ª reunião da Comissão Instaladora da recém criada Confederação Lusófona de Treinadores presidida pela Confederação de Treinadores (consulte aqui mais informações sobre esta nova Confederação).