Skip to main content

Novo livro da FADU com colaboração de Pedro Sequeira

A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) promoveu, na tarde de segunda-feira, 30 de dezembro, uma sessão de lançamento do livro «Desenvolvimento Estratégico do Desporto Universitário – Visões, contributos e caminhos para o futuro», uma publicação que reúne contributos institucionais e estratégicos de responsáveis nacionais e internacionais do Desporto, do Ensino Superior e da Juventude, entre os quais o de Pedro Sequeira, Presidente da Confederação de Treinadores de Portugal - que também marcou presença no evento, realizado na Casa do Estudante-Atleta, em Aveiro.

O lançamento contou, ainda, com a presença de Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto, Duarte Lopes, membro do Comité Executivo da FISU, Fernando Parente, secretário-geral adjunto da FISU, bem como de dirigentes estudantis e representantes do movimento associativo nacional. O livro resulta do trabalho desenvolvido no âmbito do FADU Summit e afirma-se como um documento de reflexão e legado, orientado para os desafios estruturais e os caminhos futuros do Desporto Universitário em Portugal e no contexto europeu e internacional.

A apresentação institucional da FADU, onde foi dada a conhecer a versão impressa e digital do livro, contou com breves intervenções e a presença de dirigentes e autores de contributos incluídos na obra.

Sinopse: O Desporto Universitário é um pilar estratégico de formação, inovação e desenvolvimento humano. Esta publicação reúne contributos institucionais e estratégicos que refletem sobre os desafios e os caminhos futuros do Desporto Universitário, afirmando-o como espaço de valor público, conciliação académica e desportiva e construção de futuro.

A publicação integra contributos de responsáveis institucionais e especialistas, entre os quais do Secretário e Estado do Desporto, dos presidentes do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, do Comité Olímpico de Portugal e da Confederação do Desporto de Portugal, bem como de organizações internacionais como a FISU e a EUSA, e de importantes agentes académicos e desportivos nacionais.