Comemorações do Dia do Treinador
A Confederação de Treinadores de Portugal celebrou o DIA DO TREINADOR no dia 25 de setembro no Templo da Poesia, em Oeiras com um Jantar Volante, uma Mesa-redonda “As competências do Treinador” com Francisco Neto e Gabriel Mendes e moderação de Cristina Fernandes tendo terminado com um momento emocionante de Homenagens a 4 Treinadores.
Para além dos Treinadores que quiseram participar no evento, estiveram presentes o Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, Carla Silva Vogal Conselho Diretivo do IPDJ, Mário Moreira do Diretor Departamento de Formação e Qualificação do IPDJ, Pedro Roque do Comité Olímpico de Portugal, Carlos Dias Ferreira da Confederação do Desporto de Portugal, Susana Curto da Liga Portugal, entre outros. De realçar também a presença de vários Responsáveis dos Departamentos de Formação das Federações que tinham participado na Reunião sobre Formação de Treinadores que a Confederação organizou durante essa tarde.
As comemorações iniciaram-se assim com o jantar volante que proporcionou um momento de convívio e partilha de experiências, tendo-se seguido a Mesa Redonda “As competências do Treinador” com Francisco Neto, Selecionador Nacional de Futebol Feminino, Gabriel Mendes, Selecionador Nacional de Ciclismo de Pista e a moderadora Cristina Fernandes, Treinadora e Coordenadora Técnica Desportiva no Clube Jovem Almeida Garrett, União Académica de Avintes e Associação Juvenil Gaia Inclui (TE). A Mesa-Redonda teve casa quase cheia no Templo da Poesia e transmissão no Youtube da Confederação de Treinadores tendo o debate sido muito animado e interessante com os treinadores a partilharem conhecimentos profissionais e experiências pessoais.
No momento alto da noite, a Confederação de Treinadores apresentou um novo modelo de homenagens reforçando assim a importância do Dia do Treinador. Assim, a partir de 2025 as homenagens passam sempre a ser feitas no Dia Treinador a 25 de setembro com novas características:
- Envolvimento das Associações de Treinadores na pré-seleção de Treinadores para depois haver uma eleição final pela Direção;
- Maior abrangência das homenagens com 4 categorias, cada uma com critérios claros: CARREIRA, EXCELÊNCIA, FORMAÇÃO (F) e FORMAÇÃO (M);
- Para estas novas homenagens foi criada uma peça especial : o Óscar "Treinador".
Assim, em 2025 a Confederação distinguiu os seguintes Treinadores:
Na primeira Homenagem da noite, António Vasconcelos Raposo, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Confederação de Treinadores entregou o Troféu "Carreira" a José Luís Côrte-Real, Treinador principal da equipa de Natação Adaptada do Sporting Clube de Aveiro desde Outubro de 2009. Coordenador do projeto da Federação Portuguesa de Natação “NATAÇÃO ADAPTADA PARA POPULAÇÕES ESPECIAIS: Ensinar A Nadar para Incluir, Formar para Competir”.
Na categoria "Excelência", Pedro Sequeira, Presidente da Confederação de Treinadores distinguiu Gabriel Mendes, Treinador de Ciclismo desde 2003. Em 2010 foi nomeado selecionador nacional de ciclismo de pista após a construção do Velódromo Nacional em Anadia e a Academia de ciclismo de pista. Desde então tem sido responsável pela formação e orientação de nomes como Iúri Leitão, Ivo Oliveira, Rui Oliveira e Maria Martins que fizeram história em Portugal e no mundo nesta modalidade. A dupla de Iúri Leitão e Rui Oliveira venceu a medalha de Ouro na disciplina de Madison nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o primeiro ouro olímpico para Portugal em ciclismo de pista.
Isabel Ribeiro dos Santos recebeu a Homenagem Treinadora de Formação das mãos de Aldo Costa, vice-presidente da Confederação de Treinadores. Professora de Educação Física e treinadora de basquetebol feminino desde 1985, Isabel Ribeiro dos Santos é seguramente uma das treinadoras portuguesas mais reconhecidas pelo trabalho que desenvolveu, fundamentalmente, nos escalões de formação. Conta no seu currículo com diversos títulos distritais da Associação de Basquetebol de Lisboa e várias participações em Fases Finais de Campeonatos Nacionais de escalões de formação. Desempenhou ainda funções de coordenadora técnica no Sport Clube Maria Pia e mais recentemente no Grupo Desportivo Esc. Mª. Alberta Menéres – GDEMAM (ex-ADESINTRA) clube que fundou e desenvolveu desde a iniciação até à competição.
A Homenagem Treinador de Formação foi entregue, a Título Póstumo, a Aurélio da Silva Pereira, Treinador que dedicou a sua vida ao clube do coração, o Sporting CP, clube que representou como jogador, nos escalões juvenil e júnior, tendo ainda alinhado no Operário FC. Antes de ser treinador de todas as camadas jovens no clube de Alvalade, foi diretor desportivo do futebol jovem. Criou o departamento de recrutamento do Sporting CP. A conquista de Portugal do título de campeão europeu em 2016 com dez jogadores que passaram pelas mãos de Aurélio Pereira (Wiliam Carvalho, João Mário, Ricado Quaresma, Cristiano Ronaldo, Rui Patrício, José Fonte, João Moutinho, Adrien Silva, Cédric e Nani) simbolizam a importância e o impacto que o Senhor Formação teve no futebol nacional. O reconhecimento do seu trabalho ultrapassou as fronteiras do País – recebeu a Ordem de Mérito da UEFA – e do Desporto – foi agraciado por Marcelo Rebelo de Sousa como Comendador da Ordem de Instrução Pública). Dá nome ao estádio da academia do Sporting CP em Alcochete e foi alvo de várias homenagens pela FPF, tendo sido distinguido com as Quinas de Ouro em 2023. Subiu ao palco Henrique Calisto, Presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), para receber a distinção entregue por Teresa Rocha, vice-presidente da Confederação de Treinadores.
Coube a Pedro Sequeira o encerramento das comemorações do Dia do Treinador.
Veja as fotos da comemoração do Dia do Treinador 2025 aqui: