Skip to main content

Treinadores de alto rendimento recebem apoio da federação

Dos 20 candidatos ao Programa de Apoio aos Treinadores de Alto Rendimento (PATAR) da Federação de Ginástica de Portugal (FGP), foram onze os treinadores e respetivos clubes que assinaram hoje contrato, nas instalações do Centro de Alto Rendimento de Anadia. Representam 6 disciplinas e são provenientes de clubes de todo o país. No grupo estão integrados os nomes dos treinadores dos ginastas olímpicos e reservas – Carlos Matias (Diogo Ganchinho), Cristina Gomes (Zoë Lima), José Augusto Dias (Gustavo Simões) e Luís Nunes (Ana Rente, Nuno Merino).

 

O PATAR é um programa da Federação de Ginástica de Portugal (FGP) e representa uma iniciativa única no panorama federativo nacional. Este apoio financeiro da FGP vai possibilitar a colocação em exclusivo de treinadores/as de Alto Rendimento de várias disciplinas, não só ao serviço dos ginastas de elite que treinem sob a sua direta supervisão, mas também ao serviço do plano de desenvolvimento desportivo dos clubes.

 

José Curado, Presidente da Confederação de Treinadores de Portugal, esteve presente e não teve dúvidas em afirmar que a FGP está a emitir um sinal claro no reconhecimento da importância do papel dos treinadores e da sua atividade. Para o Presidente da Federação, João Paulo Rocha, este reconhecimento, em conjunto com os clubes, é a verdadeira base da Ginástica, uma vez que não existe a prática da modalidade não acompanhada por um treinador.

 

O Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Anadia, Jorge Sampaio, frisou a vontade do Centro de Alto Rendimento se tornar a casa de todas as modalidades que o utilizam, voltando a reforçar o convite aos treinadores para que estes aqui desenvolvam o seu trabalho. Ainda que não esteja definida a gestão da instalação, o Centro de Alto Rendimento de Anadia tem acolhido as atividades de Ginástica, do Ciclismo, da Esgrima e do Judo.