Conheça os treinadores por trás das medalhas e diplomas nos Jogos Olímpicos Paris 2024
Depois de 16 dias de competição, terminaram a 11 de Agosto os Jogos Olímpicos Paris 2024 e a Equipa Portugal alcançou a melhor prestação de sempre em termos qualitativos: uma Medalha de Ouro – Iúri Leitão/ Rui Oliveira e Treinador Gabriel Mendes (Ciclismo de pista), duas medalhas de Prata – Pedro Pichardo (Atletismo) e Treinador Jorge Pichardo e Iúri Leitão (Ciclismo de pista) e Treinador Gabriel Mendes e uma Medalha de Bronze – Patrícia Sampaio (Judo) e Treinador Igor Sampaio. Pela primeira vez, um atleta conseguiu duas medalhas na mesma edição dos Jogos Olímpicos - Iúri Leitão.
Para além disso, a Equipa Portugal conquistou ainda mais 10 diplomas (classificações entre os oito primeiros: um no Ciclismo por Nelson Oliveira; três no Triatlo, pela Equipa mista (Ricardo Batista/ Melanie Santos/ Vasco Vilaça/ Maria Tomé) e por Vasco Vilaça e Ricardo Batista; um na Ginástica, por Gabriel Albuquerque; um na Vela, por Diogo Costa/ Carolina João; dois na Canoagem, por João Ribeiro/ Messias Baptista e Fernando Pimenta; um no Tiro com Armas de Caça, por Inês Barros, e um no Atletismo, por Jéssica Inchude.
O Treinador português de Boxe Bruno de Carvalho conquistou a Medalha de Prata, por Cabo Verde, com o atleta David Pina, naquela que foi a primeira medalha de sempre de Cabo Verde.
O Treinador Gabriel Mendes venceu a Medalha de Ouro com Iúri Leitão/ Rui Oliveira na prova de madison masculino e a Medalha de Prata com Iúri Leitão na prova de omnium masculino.O Treinador Jorge Pichardo venceu a Medalha de Prata com Pedro Pichardo no triplo salto masculino (Atletismo)
O Treinador Igor Sampaio venceu a Medalha de Bronze com Patrícia Sampaio no Judo, na categoria -78kg.O Treinador José Poeira venceu um Diploma olímpico com Nelson Oliveira na prova de contra-relógio (Ciclismo).O Treinador Paulo Antunes venceu o Diploma olímpico com Ricardo Batista e Maria Tomé pela equipa de estafeta mista e individual masculino de Triatlo.O Treinador Joel Filliol venceu o Diploma olímpico com Vasco Vilaça pela equipa de estafeta mista e individual masculino de Triatlo.O Treinador de Triatlo Drew Box venceu o Diploma olímpico com Melanie Santos pela equipa de estafeta mista de Triatlo.O Treinador João Monteiro venceu um Diploma olímpico com Gabriel Albuquerque na prova de Trampolim Individual Masculino (Ginástica).O Treinador Aaron Sarmiento Padilla venceu um Diploma olímpico com Carolina João e Diogo Costa na prova de 470 Misto (Vela).O Treinador Rui Fernandes venceu um Diploma olímpico com João Ribeiro e Messias Baptista na prova de K2 500m Masculinos (Canoagem).O Treinador Hélio Lucas venceu um Diploma olímpico com Fernando Pimenta na prova de K1 1000m Masculinos (Canoagem).O Treinador Custódio Ezequiel venceu um Diploma olímpico com Maria Inês Barros na prova Trap Individual (Tiro com Armas de Caça).O Treinador António Barros venceu um Diploma olímpico com Maria Inês Barros na prova Trap Individual (Tiro com Armas de Caça).O Treinador Luís Herédio Costa venceu um Diploma olímpico com Jéssica Inchude no lançamento do peso (Atletismo).O Treinador Bruno de Carvalho venceu a Medalha de Bronze por Cabo Verde, com David Pina na categoria de -51 kg (Boxe).