Skip to main content

Faleceu José Manuel Constantino "Que a sua memória permaneça viva entre nós!"

É com grande pesar que a Confederação de Treinadores de Portugal recebeu a notícia do falecimento este domingo, 11 de agosto de 2024, de José Manuel Constantino, Presidente do Comité Olímpico de Portugal tendo sido decretados 3 dias oficiais de luto. 

O Presidente da Confederação de Treinadores de Portugal, Pedro Sequeira, e o Presidente da Mesa da Assembleia Geral, António Vasconcelos Raposo reagiram de imediato:

"Foi com enorme tristeza que recebi a notícia do falecimento do Presidente do Comité Olímpico de Portugal, Dr. José Manuel Constantino. No dia em que encerram os Jogos Olímpicos Portugal ficou mais pobre com a sua partida. O Presidente do COP teve sempre um enorme respeito pela Confederação de Treinadores de Portugal e pelos Treinadores. Esteve sempre do lado deles nos momentos mais difíceis. Recordarei sempre o contacto quase diário que tivemos durante o período das restrições desportivas por causa do COVID. Nunca deixou de estar ao lado do Desporto Amador e do Desporto dos Jovens e de lutar por eles durante esse período negro para todos os nós. Também nessa altura demonstrou enorme preocupação e solidariedade com todos os Treinadores. Não tenho dúvidas da sua importância nos resultados de Portugal nas últimas Olimpíadas, com destaque das que terminaram hoje. Quero apresentar em meu nome pessoal e no da Confederação de Treinadores de Portugal, à família, amigos e a toda a família do COP, os meus profundos pêsames por esta perda. Tenho a certeza que a sua memória fará com que nos empenhemos cada vez mais pelo Desporto." Pedro Sequeira

"É com profundo pesar que lamentamos o falecimento de José Manuel Constantino, Presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP). A sua partida representa uma enorme perda para o panorama desportivo nacional.
José Manuel Constantino dedicou décadas da sua vida ao fomento da Educação Física e do Desporto em Portugal. Foi um incansável entusiasta, que deixou uma marca indelével no dirigismo e no Associativismo Desportivo, tendo exercido cargos de liderança na Confederação do Desporto de Portugal e no Instituto do Desporto de Portugal.
Nos últimos 12 anos, como Presidente do COP, José Manuel Constantino demonstrou um empenho e dedicação inquebráveis! Sob a sua orientação, o Comité Olímpico de Portugal consolidou a sua posição como uma instituição de referência, definindo políticas estratégicas para a preparação dos atletas nacionais com vista à participação em diversas edições dos jogos olímpicos.
Constantino desempenhou, igualmente, uma importante função no âmbito do desporto na Câmara Municipal de Oeiras. Foi uma voz ativa na defesa do reconhecimento social do desporto, criticando assertivamente a falta de políticas públicas e o insuficiente apoio orçamental concedido pelos sucessivos governos ao desenvolvimento desportivo em Portugal. A sua frontalidade e coragem foram marcas indeléveis do seu caráter.
Mesmo perante os desafios de uma doença prolongada, José Manuel Constantino não abdicou do seu compromisso com o Movimento Olímpico, zelando até ao último momento pelos preparativos da participação portuguesa nos Jogos de Paris 2024.
A sua liderança transformou qualitativamente a intervenção social e institucional do COP, inovando em áreas como as publicações, o apoio à investigação nas ciências do desporto e a valorização do trabalho dos treinadores.
José Manuel Constantino era uma figura respeitada pelo seu vasto conhecimento e elevado nível cultural. O legado que nos deixa será sempre lembrado, e o Desporto Nacional ficará irremediavelmente mais pobre com a sua partida.
Neste momento de profunda tristeza, a Confederação de Treinadores de Portugal expressa os seus mais sinceros sentimentos de pesar à família de José Manuel Constantino, bem como a toda a comunidade desportiva nacional. A sua partida deixa um vazio insubstituível, não apenas no Comité Olímpico de Portugal, mas em todo o panorama desportivo português. Constantino foi um visionário, um líder incansável e um defensor intransigente do desenvolvimento do desporto em Portugal. O seu legado e a sua dedicação ao movimento olímpico e ao progresso do desporto nacional serão sempre lembrados e inspirarão as gerações vindouras de atletas, treinadores e dirigentes. Neste momento de dor, a Confederação de Treinadores de Portugal presta a sua mais profunda homenagem a José Manuel Constantino, cujo impacto e contributo serão eternamente marcados na história do desporto português.
Que a sua memória permaneça viva entre nós!" António Vasconcelos Raposo 

Foto: COP