Skip to main content

11º Congresso de Treinadores: um sucesso anunciado!

Viseu, Cidade Europeia do Desporto 2024, acolheu com pompa e circunstância a 11ª edição do Congresso de Treinadores de Língua Portuguesa, no dia 1 de junho. Foi com casa completamente cheia na Sala Caramulo do Montebelo Viseu Congress Hotel - e mais umas centenas de participantes a assistir online - que arrancou a Cerimónia de Abertura, na qual discursaram Pedro Sequeira, Presidente da Confederação de Treinadores, Nuno Santos, Presidente da ACES Portugal (através de um vídeo, por impossibilidade de estar presente), Pedro Dias, Secretário de Estado do Desporto e Fernando Ruas, Presidente da Câmara Municipal de Viseu.

De seguida, o Secretário de Estado do Desporto fez a entrega oficial da Bandeira da Ética do Plano Nacional de Ética no Desporto do IPDJ ao Presidente da Confederação de Treinadores que antes fez o enquadramento desta recente certificação no seguimento da elaboração do Código Deontológico do Treinador (que pode consultar AQUI) que promove a Ética Desportiva e os Valores no Desporto.

Num momento de grande emoção, Pedro Sequeira, apresentou o treinador homenageado deste ano, explanando o grande mérito da sua fantástica carreira, o trabalho que tem desenvolvido em prol do desporto português, nomeadamente da Canoagem, sendo o treinador mais medalhado de Portugal e no final chamou ao palco Hélio Lucas. Visivelmente surpreso e emocionado, Hélio Lucas fez um pequeno discurso de agradecimento referindo que a homenagem é ainda mais importante pelo reconhecimento ser feito pelos seus pares.

Veja todas as fotos do 11º Congresso de Treinadores AQUI.

SEIS SESSÕES PLENÁRIAS E ALMOÇO DE NETWORKING

Depois de homenageado, Hélio Lucas voltou a subir ao palco para protagonizar o 1º painel, com o tema “Como se formam Campeões”. Ao lado de Ivo Quendera, Treinador Paralímpico Canoagem, os dois falaram sobre a formação de atletas a longo prazo, da iniciação à alta competição, numa sessão que prendeu a atenção de todos os participantes.

O 2º Painel "António Vasconcelos Raposo" foi sobre a “Comunicação dentro e fora do terreno de jogo”, apresentado com grande entusiasmo e dinamismo por Paulo Pereira, Selecionador Nacional Seniores Masculinos de Andebol e apoiado por Vasco Vaz, Selecionador Nacional Sub-19 Masculinos de Hóquei em Patins, no papel de moderador.

Durante a pausa para o almoço, todos os presentes no 11º Congresso puderam conviver, conversar e tiveram tempo de partilhar experiências num momento mais descontraído do dia.

A parte da tarde foi preenchida com mais 4 sessões de grande nível e muito aplaudidas. Rui Resende, Professor universitário e ex-Selecionador Nacional de Voleibol deu a conhecer um modelo de eficácia de liderança e a filosofia do treinador ao qual chamou “Liderança do Treinador” e que contou ainda com a participação de Paulo Sá, Diretor Técnico Nacional da Federação de Andebol de Portugal, enquanto moderador do painel.

Na única sessão totalmente no feminino e a três vozes, o 4º Painel "Fátima Monge da Silva" foi protagonizado por Marisa Gomes (Selecionadora Nacional Sub-17 Femininos de Futebol) e Susana Bravo (Selecionadora Nacional Sub-16 Femininos de Futebol) e, ainda, Carolina Mendonça, Presidente Clube de Voleibol de Oeiras na moderação. A estratégia e os desafios para o Treino no Feminino foi o que as oradoras deram a conhecer mais ao pormenor ao longo da sessão.

Os preletores internacionais estavam reservados para o final do dia e foi em espanhol que decorreu o penúltimo painel, com o responsável da formação na Federação Internacional de Ténis, Miguel Crespo e Sergio Lara-Bercial, fundador e coordenador projeto iCoachKids e moderador da sessão. “O Papel do Treinador” foi o tema da comunicação de Miguel Crespo, que destacou a necessidade de reflexão constante, a importância da evolução profissional e pessoal contínua e o impacto relevante que os treinadores têm no desenvolvimento dos atletas e no panorama desportivo.

O 6º e último painel do 11º Congresso de Treinadores foi apresentado pelo espanhol Sergio Lara-Bercial, que, com moderação de Pedro Sequeira, explorou o tema “Comunicação Total: um guia para Treinadores”, convidando os treinadores a refletir sobre os aspetos do seu trabalho onde a comunicação é essencial e começar a desenhar estratégias de melhoria.

No final do 11º Congresso de Treinadores, Pedro Sequeira, Presidente da Confederação de Treinadores de Portugal fez um balanço entusiasmado e positivo: “A liderança é uma competência fundamental para qualquer treinador de qualquer modalidade desde a formação até à alta competição. Os diversos preletores nos diferentes painéis tiveram a possibilidade de abordar a temática através de diferentes perspetivas o que foi muito benéfico, principalmente porque muitos deles utilizaram exemplos das suas experiências pessoais e profissionais. O debate promovido durante as sessões bem como o que passou para os momentos de pausa e almoço acabou por gerar mais um momento importante de partilha de experiências entre treinadores”.