José Manuel Constantino "O desporto português aprendeu consigo"
A Universidade de Lisboa atribuiu o Doutoramento Honoris Causa a José Manuel Constantino, Presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), numa cerimónia realizada no dia 22 de novembro, na Faculdade de Motricidade Humana.
O Presidente da República que presidiu à cerimónia começou por referir que "O desporto português aprendeu consigo"! Marcelo Rebelo de Sousa considerou também que o Doutoramento Honoris Causa de José Manuel Constantino é “uma festa do espírito olímpico, porque o desporto mudou também para Portugal pela sua mão, como porta-voz do espírito olímpico”. E terminou com um agradecimento: “Não pode descansar, nunca descansou na vida. A sua vida foi feita de canseira ao serviço de Portugal. E, por isso, eu aqui estou para lhe agradecer, em nome de Portugal, esse passado de canseiras, mas apostar num futuro de canseiras que tem à sua frente.”
Num discurso carregado de emoção e que pode ser lido na íntegra AQUI, o Professor Carlos Neto, antigo colega de José Manuel Constantino, fez o elogio a José Manuel Constantino antes da imposição das insígnias de Doutor: “Estamos perante uma pessoa invulgar pelo seu talento, rigor, responsabilidade, capacidade de liderança e um ser humano com grandeza nos princípios éticos, profissionais e relacionais. Uma pessoa em que a utopia não é impossível e atribui uma grande importância aos afetos, emoções e tomadas de decisão que não são completamente lineares como é apanágio dos grandes pensadores”, disse, num discurso onde destacou a vida e o trabalho do Presidente do COP, não esquecendo alguns momentos mais pessoais.
O Senhor Reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira, impôs as insígnias de Doutor a José Manuel Constantino, num momento solene que decorreu perante uma vasta audiência, onde se incluiu o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, o presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Pataco, Aldo Costa e Carolina Mendonça, Vice-Presidente e Diretora Executiva da Confederação de Treinadores e muitos professores, alunos, dirigentes desportivos, familiares e amigos.
No seu discurso de agradecimento (que pode ser lido na íntegra AQUI), destacou a alegria do momento: "É um momento de alegria, uma alegria partilhada com todos os que acompanharam o meu percurso académico, profissional e desportivo, mas é também um ato carregado de enorme responsabilidade figurar na galeria de personalidades notáveis e nomes incontornáveis da nossa história a quem a Universidade de Lisboa atribuiu este grau, nomeadamente perante o Presidente da República do meu País, que saúdo e a quem penhoradamente agradeço a presença. Recebo, por isso, esta homenagem, na casa onde me graduei em 1975, muito honrado por tão elevado galardão, justificado muito mais pela vossa generosidade do que pelos meus méritos. A minha segunda palavra é de reconhecimento ao Prof. Doutor Carlos Neto, que teve a seu cargo o pesado ónus de, na minha pessoa e no meu currículo, vislumbrar méritos bastantes para justificar, perante tão exigente assembleia e renomada universidade, a concessão do título de Doutor Honoris Causa."