Skip to main content

ISCTE-IUL inaugura Centro de Conhecimento e Inovação

Discurso da Reitora do ISCTE

Na passada segunda-feira, 20 de novembro 2023, o ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa inaugurou um novo edifício, resultado da reabilitação sustentável de uma antiga sede do IMT, e que alberga agora o Centro de Conhecimento e Inovação, um centro de Investigação & Desenvolvimento que vai concentrar todas as suas unidades de investigação e produção de conhecimento: 8 unidades de investigação, 13 laboratórios, 9 observatórios e várias salas de partilha e trabalho colaborativo.

No seu discurso de inauguração do novo Centro de Conhecimento e Inovação, a Senhora Reitora Maria de Lurdes Rodrigues sublinhou o que distingue o ISCTE das outras universidades: “Este edifício é a resposta a essa questão. É o primeiro edifício no país de uma universidade que junta toda a investigação de áreas tão diferentes como as telecomunicações à ação humanitária, que têm mais uma a ver com a outra do que podemos imaginar. As telecomunicações, a sociologia, a psicologia, a economia, a gestão, não vou enumerar as nossas áreas de ensino e de investigação, que são inúmeras e é a primeira vez que é criado um centro de investigação que reúne todas as áreas disciplinares que são as áreas tradicionais do nosso trabalho e que são muito distintas mas focadas naquelas que são as nossas áreas disciplinares. Depois, este é um edifício que procura também, do ponto de vista da sua organização funcional, introduzir algumas ruturas. Não existem, como sabem, gabinetes de trabalho individuais, existem apenas espaços de trabalho colaborativo, muitas salas de reuniões, muitas salas de convívio, esperando que as pessoas se encontrem nesses espaços, se encontrem nos vários espaços de equipas de projetos. Um investigador que esteja a trabalhar sozinho no seu projeto tem tanto espaço como uma equipa de dez ou de quinze pessoas que esteja a desenvolver um outro trabalho de investigação. São postos de trabalho que não são fixos, não são definitivos, são para proporcionar o trabalho colaborativo e disciplinar que é também uma das nossas características. E depois há muitas outras coisas que nos distinguem que eu respondo duma maneira simples, dizendo que fazemos as mesmas coisas mas fazemos melhor ou dizendo que fazemos as mesmas coisas mas fomos os primeiros. E o ISCTE foi o primeiro em muitas áreas: foi o primeiro no curso de Gestão, foi o primeiro no curso de Informática para Gestão, foi o primeiro em Sociologia, foi o primeiro em Políticas Públicas, foi o primeiro a cruzar as telecomunicações com a informática, foi o primeiro em muitas áreas. E continuamos a procurar inovar e a ser os primeiros a romper aquilo que está estabelecido e a procurar novos caminhos, antecipando o futuro. Eu penso que este edifício simboliza isso, simboliza a nossa capacidade de inovação, de fazer trabalho colaborativo, de fazer trabalho inter-disciplinar e de manter uma leveza, uma informalidade no nosso de funcionamento que não é característico de outras instituições.

A Confederação de Treinadores de Portugal esteve presente na cerimónia de inauguração, na pessoa da Diretora Executiva, Carolina Mendonça no seguimento da parceria entre ISCTE-IUL e a Confederação de Treinadores num projeto ERASMUS+ intitulado Skills by Sport que trabalhou o Desporto como veiculo para o desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho e promoção da empregabilidade e empreendedorismo. Após uma sessão musical através do coro do ISCTE-IL e o discurso da Senhora Reitora, Cátia Miriam Sousa e Raquel Matoso Silva acompanharam Carolina Mendonça a uma visita guiada às novas instalações, incluindo uma passagem pela mostra de projetos em desenvolvimento!