“Não existem talentos no Vácuo” de Aldo Costa apresentado no COP
No sábado, 23 de setembro, no Auditório do Comité Olímpico de Portugal, Aldo Matos da Costa apresentou o seu livro “Não existem talentos no Vácuo”, numa sessão inserida na comemoração do Dia do Treinador e organizada pela Confederação de Treinadores e pela Quântica Editora.
Foi com sala cheia que o vice presidente da Confederação de Treinadores e Presidente da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação (APTN) deu a conhecer o seu primeiro livro e, para a ocasião, convidou José Manuel Constantino, Presidente do Comité Olímpico de Portugal que, na sua intervenção, fez um comentário à obra e Duarte Araújo, da Universidade de Lisboa, a quem coube a honra de apresentar o tema do livro.
"A previsão de futuros talentos, que geralmente recorre a dados recolhidos no passado, é uma tarefa inconsistente. O potencial humano é um enigma quase absoluto, sobretudo porque vivemos num contexto social que dificilmente pode ser antecipado, e apenas pode ser acarinhado", disse Aldo Matos da Costa, referindo-se ao livro recém-lançado. "De facto, matéria-prima e produto final são construtos distintos e com implicações muito diferentes. Isto quer dizer que no “vácuo”, sem o necessário suporte multidisciplinar e a clarividência para criar oportunidades de desenvolvimento e de estímulo assertivo, e face à enorme competitividade e exigência do alto rendimento, o talento muito provavelmente nunca se chega a concretizar. Perderemos mais talentos do que aqueles que conseguiremos desenvolver” se não tivermos essa visão a longo prazo e nos focamos apenas no que está à nossa frente no presente", destaca o autor.
O livro "Não existem talentos no Vácuo” pode ser encontrado AQUI.