Skip to main content

“Não existem talentos no Vácuo” de Aldo Costa apresentado no COP

Aldo Matos da Costa
No sábado, 23 de setembro, no Auditório do Comité Olímpico de Portugal, Aldo Matos da Costa apresentou o seu livro “Não existem talentos no Vácuo”, numa sessão inserida na comemoração do Dia do Treinador e organizada pela Confederação de Treinadores e pela Quântica Editora.

Foi com sala cheia que o vice presidente da Confederação de Treinadores e Presidente da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação (APTN) deu a conhecer o seu primeiro livro e, para a ocasião, convidou José Manuel Constantino, Presidente do Comité Olímpico de Portugal que, na sua intervenção, fez um comentário à obra e Duarte Araújo, da Universidade de Lisboa, a quem coube a honra de apresentar o tema do livro. 

"A previsão de futuros talentos, que geralmente recorre a dados recolhidos no passado, é uma tarefa inconsistente. O potencial humano é um enigma quase absoluto, sobretudo porque vivemos num contexto social que dificilmente pode ser antecipado, e apenas pode ser acarinhado", disse Aldo Matos da Costa, referindo-se ao livro recém-lançado. "De facto, matéria-prima e produto final são construtos distintos e com implicações muito diferentes. Isto quer dizer que no “vácuo”, sem o necessário suporte multidisciplinar e a clarividência para criar oportunidades de desenvolvimento e de estímulo assertivo, e face à enorme competitividade e exigência do alto rendimento, o talento muito provavelmente nunca se chega a concretizar. Perderemos mais talentos do que aqueles que conseguiremos desenvolver” se não tivermos essa visão a longo prazo e nos focamos apenas no que está à nossa frente no presente", destaca o autor.

O livro "Não existem talentos no Vácuo” pode ser encontrado AQUI.