Skip to main content

Alberto Silva conquista 1ª primeira medalha de sempre em Mundiais de natação

O nadador Diogo Ribeiro, orientado pelo treinador Alberto Silva, mais conhecido por Albertinho, conquistou a primeira medalha de sempre para Portugal ao sagrar-se vice-campeão do mundo em 50 metros mariposa nas competições de natação pura dos Mundiais de desportos aquáticos que hoje terminaram em Fukuoka, no Japão. Diogo Ribeiro, que se estreou em Mundiais, já está apurado para os Jogos Olímpicos 2024. Esta é a segunda medalha de Diogo Ribeiro em competições seniores, depois de ter sido terceiro nos Europeus de 2022, em Roma, na mesma distância, apenas a terceira medalha portuguesa em campeonatos da Europa.

Treinador da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos entre 2004 e 2021, Alberto Silva chegou a Portugal em julho de 2021 para ser diretor técnico nacional da Federação Portuguesa de Natação (FPN) e trabalhar com a elite da natação portuguesa, com um objetivo definido: os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris. Alberto Silva já conquistou duas medalhas olímpicas - com o nadador César Cielo, (bronze nos 50m Livres) e Thiago Pereira (Prata nos 400m Estilos), ambas conquistadas nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. No Brasil, esteve muitos anos ligado ao Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo e à seleção brasileira de natação; vários atletas que treinou no Brasil bateram recordes do mundo

A equipa técnica do diretor técnico da FPN é composta por um preparador físico e um especialista em biomecânica, um fisioterapeuta e um médico. "Sinto que tenho mais reconhecimento pelo trabalho que tenho feito em Portugal do que aquele que eu fiz no Brasil, com medalhas Olímpicas e Mundiais. É uma realização que não esperava. Só queria trabalhar bem e é uma realidade que me deixa feliz”, referiu o treinador ao site olympics.com

Portugal esteve representado por 14 atletas nas várias disciplinas, oito deles em natação pura, entre os quais os três já apurados para Paris2024 - Camila Rebelo, nos 200 metros costas, Diogo Ribeiro, nos 50 e 100 livres e nos 100 mariposa, e Miguel Nascimento, nos 50 livres – aos quais se juntou João Costa, nos 100 costas.

A Confederação de Treinadores de Portugal congratula o treinador Alberto Silva, a sua equipa técnica, os nadadores e a FPN pelo extraordinário trabalho e conquistas!