Skip to main content

Renato Garrido vice-campeão europeu de Hóquei em Patins

Renato Garrido - Europeu 2023

Renato Garrido sagrou-se, este sábado, 22 de julho, vice-campeão europeu de Hóquei em Patins. A Seleção Nacional de Portugal não conseguiu impor-se à Espanha, que, a jogar em casa, venceu a final por 4-2. “Estamos tristes, porque queríamos muito ganhar este Europeu e não conseguimos. Demos tudo. Não há nada a apontar aos jogadores, que foram brilhantes", disse o treinador, em declarações à RTP, após a final. Já este ano, Portugal tinha vencido o Torneio Golden Cat, disputado também em Espanha.

Renato Garrido, de 50 anos, orienta a Seleção Nacional de seniores masculinos de Hóquei em Patins desde 2019 e, logo no mesmo ano, sagrou-se Campeão do Mundo – Portugal venceu a Argentina por 2-1, no desempate por grandes penalidades no Pau Blaugrana, em Barcelona (Espanha). Foi também no ano que se estreou no comando da Seleção Nacional que venceu a Taça das Nações de Hóquei em Patins.

Mestre em Treino Desportivo pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Renato Garrido é licenciado em Educação Física com especialização em Educação Especial. É Professor de Educação Física e Desporto e Docente no Instituto Superior de Ciências Educativas/ Douro. É Treinador de Hóquei em Patins desde 2015/16, ano em que começou como treinador-adjunto no Futebol Clube do Porto. Passou a treinador principal logo na época seguinte, assumindo o comando técnico da Juventude de Viana. Depois de ter passado, ainda, pela UD Oliveirense, onde esteve de 2017/18 a 2019/20, voltará a ser treinador de uma equipa, AD Valongo, na época 2023/24 e terá João Lapo e Nuno Cerqueira como treinadores-adjuntos.

A Confederação de Treinadores de Portugal dá os parabéns a Renato Garrido, a toda a sua equipa técnica, à Seleção Nacional de Hóquei em patins e à Federação de Patinagem de Portugal pelo extraordinário trabalho e sucesso!