Skip to main content

Joaquim Milheiro vice-campeão europeu de futebol sub-19 masculino

Joaquim Milheiro. Foto: FPF

Joaquim Milheiro, de 44 anos, sagrou-se vice-campeão da Europa! Este domingo, 16 de julho, a Seleção Nacional de sub-19 masculina de futebol sofreu a única derrota no Campeonato da Europa disputado em Malta, precisamente na final com a Itália (1-0), naquela que foi a sexta final disputada pelos sub-19 de Portugal. Os comandados de Joaquim Milheiro já tinham vencido a formação italiana na fase de grupos por 5-1, mas o conjunto luso não conseguiu repetir o triunfo.

Em declarações ao Canal 11, o treinador demonstrou muito orgulho na sua equipa: “Infelizmente não conseguimos, mas estou extremamente orgulhoso e honrado por ter orientado jogadores com esta ambição, determinação e com o amor com que jogam por Portugal. Queremos crescer sempre com uma cultura de vitória, mas temos de saber ganhar e saber perder. Tivemos os adeptos que nos apoiaram do primeiro ao último segundo. Tentámos dar o nosso melhor. Estamos num processo de aprendizagem. Os nossos jogadores têm de estar contentes por serem vice-campeões. Cresceram muito e estão melhor preparados para o futuro. De certeza que vão ter muito sucesso, porque ninguém os vai parar", assegurou.

JOGADOR, PREPARADOR FÍSICO E TREINADOR

Depois de ter sido jogador durante alguns anos, foi como preparador físico no Futebol Clube do Porto que José Milheiro deu início a uma nova carreira em 2005. Dois anos depois, teve a primeira experiência como treinador à frente da equipa de Sub-17 do Padroense FC, mas ainda regressou às origens e voltou a ser preparador físico, passando pelo FC Vaslui, da Roménia, GC Interclube Luanda e Raja Casablanca (Marrocos). Foi na época 2010/11 que deu início à sua ligação à Federação Portuguesa de Futebol (FPF), onde começou como treinador-adjunto na Seleção Nacional de sub-20 masculina. Na época 2015/16 assumiu também a coordenação da Formação na FPF. Na época em que passou a treinador principal da Seleção Nacional de sub-15 (2018/19), conquistou o primeiro título como selecionador nacional – venceu o Torneio da CONCACAF, que se disputou nos Estados Unidos.

Foi selecionador nacional das equipas masculinas de sub-15, sub-16, sub-17, sub-18 e é, atualmente, o treinador da Seleção Nacional de Sub-19, onde, a par da restante equipa técnica – Tiago Matos e José Lima (treinadores assistentes) e Silvino Morais (treinador nacional de guarda-redes), se sagraram vice-campeões da Europa do escalão.

A Confederação de Treinadores de Portugal congratula Joaquim Milheiro, a sua equipa técnica, a Seleção Nacional de sub-19 e a FPF pelo extraordinário desempenho e resultado alcançado!

 

Seleção Nacional Sub-19. Foto: UEFA