Dia do Treinador 2022
Para comemorar o Dia do Treinador 2022, a Confederação de Treinadores realizou uma ação de formação em Viana do Castelo, na tarde de 25 de setembro.
Para comemorar este Dia foram convidados 4 treinadores de renome para uma conversa informal sobre o significado de SER TREINADOR e foi apresentado o projeto ERASMUS+ GOAL 4 PDM.
O Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Dr. Ricardo Rego, fez as honras de abertura da sessão do Dia do Treinador que decorreu na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo e que teve uma enorme adesão com 695 inscritos online e 59 presenciais.
Carolina Mendonça, Chefe de Gabinete da Confederação de Treinadores, iniciou a sessão pelo novo projeto erasmus+ GOAL 4 PDM: Gamified and Online Activities for Learning to Support Player Development Managers explicando a colaboração entre a Confederação de Treinadores e o SJPF - Sindicado de Jogadores de Futebol - neste projeto europeu.
Começou por explicar o que significa PDM - Player Development Manager - referindo que é uma figura que tem começado a ganhar força na Europa e é alguém que apoia os atletas na sua Carreira Dual e portanto os treinadores e professores de EF são um dos grupo alvo.
De seguida explicou que o projeto tem como objetivo desenvolver formação online para estes PDM e, nesse sentido, foram incentivados todos os presentes a colaborar no projeto numa fase inicial no projeto ao preencher um inquérito online que pergunta as preferencias da formação online!
Após esta apresentação Carolina introduziu Anselmo Cardoso do SJPF que falou sobre o seu papel como PDM, sobre as sessões que realizou com os jogadores durante o período de verão e a importância deste apoio para os jogadores de futebol em transição de carreira.
De seguida Pedro Sequeira, Presidente da Confederação de Treinadores, moderou a conversa com os quatro treinadores convidados: Hélio Lucas, treinador de Fernando Pimenta (canoagem), Tiago Prieto, treinador de Marta Paço (surf adaptado), Eugénia Queirós, treinadora de Carolina Oliveira para o apuramento Olímpico na modalidade de esgrima para Paris 2024 e Luís Cameira, treinador de natação do SC Braga,com vários atletas olímpicos.
Logo em seguida, o Presidente da Confederação e moderador deu início à conversa, começando por apresentar os quatro treinadores convidados. Hélio Lucas, Luis Cameira, Eugénia Queirós e Tiago Prieto começaram por dar a conhecer o que significa ser treinador e, durante duas horas, responderam a várias perguntas, relembraram histórias vividas enquanto treinadores e partilharam curiosidades, dificuldades e desejos futuros.
A sessão terminou com os quatro treinadores a deixarem uma mensagem aos treinadores jovens, neste dia especial.
Luis Cameira começou por dizer que “Para um treinador jovem, é fundamental três coisas: primeiro, o gosto pelo que faz, não dá para ser treinador à hora, não dá para ser treinador com hora de entrada e com hora de saída, não dá para ser treinador com horário fixo e com salário fixo. Depois, humildade, é fundamental a humildade e o Hélio é o exemplo disso. Como ele disse, os treinadores estrangeiros vêm falar com ele para aprender e no fim, ele é que aprende com eles. E essa humildade tem de nos seguir até aos nossos últimos dias na profissão e muito mais quando estamos a começar. E depois a atualização não só de conhecimentos, a ciência está a evoluir a cada passo, mas também da sociedade, é fundamental acompanharmos a sociedade.”
Para Eugénia Queirós, “a palavra principal é compromisso. Compromisso entre o treinador e o atleta, para seguir juntos o caminho”. A treinadora assume: “cada vez tenho mais dúvidas e isso é que me leva a procurar responder a algumas coisas e cada vez gosto mais de falar com pessoas ligadas à minha modalidade e com quem posso aprender. Tanto é que só trabalho em equipa. É fundamental saber trabalhar em equipa”.
“Sejam humildes”, aconselha Tiago Prieto. “Eu gosto muito desta palavra, sem humildade é muito difícil nós aprendermos, não somos os donos do conhecimento, todos nós temos uma fatia do conhecimento, tem de haver essa humildade para bebermos e comermos dos outros, para aprendermos e evoluirmos na nossa área. Temos de transmitir o conhecimento com paixão, mostrar o caminho aos nossos atletas de forma consciente”.
Também Hélio Araújo considera “a humildade uma característica importante, para que se mantenham focados no processo e não nos pequenos resultados. Por vezes perdemos muito rapidamente grandes valores porque não querem ser reconhecidos, querem ser conhecidos. O reconhecimento vem do mérito e do trabalho e isso é que é importante”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo - Cidade Europeia do Desporto em 2023, numa parceria com a Confederação de Treinadores de Portugal, vai acolher o 10º Congresso de Treinadores, que se realizará a 3 e 4 de junho de 2023.