Skip to main content

Treinadores na Europa e no Mundo - O que está em movimento

O Presidente da Direcção da Confederação de Treinadores esteve presente nos seguintes eventos:

  • De 2 a 4 de Dezembro, em Papendal/Arnhem (Holanda), na 6ª Conferência para a Europa do International Council for Coach Education. Em simultâneo com as actividades da Conferência tiveram lugar: uma reunião alargada do Board e restantes Corpos Sociais do ICCE; uma reunião do Coordenador do Grupo de Investigação do ICCE (Pierre Trudel) com representantes de vários países e organizações de treinadores ligadas ao ICCE; uma reunião do Board do European Coaching Council.
  • A 17 e 18 de Dezembro, em Ghent (Bélgica), no Dia Europeu do Treinador, uma iniciativa da Presidência Belga da União Europeia. Neste evento o Presidente da Direcção esteve na qualidade de representante do Board do ECC.

Os assuntos então tratados e os contactos informais estabelecidos foram variados, mas há algo de transversal a todos e é isso que pretendemos colocar em destaque.

Trata-se da preparação de uma Reunião a realizar em Madrid em 24 e 25 de Março com o objectivo central de iniciar conversações visando a constituição de uma futura Aliança (designação provisória) de todas as organizações de treinadores dos Países membros da UE. Irão ser formalmente convidados:

- Representantes das organizações polidesportivas de treinadores dos países onde já existem: Portugal, Espanha, Holanda, Finlândia, Hungria, França (neste País a organização é apenas para treinadores profissionais);

- Representantes das Associações Europeias de Treinadores por modalidade (Atletismo, Basquetebol, Futebol, entre outras).

O Board do ECC estará presente e coordenará a reunião.

Os objectivos da criação de tão amplo movimento são:

- Promover a cooperação entre os treinadores das diferentes modalidades;

- Criar condições mais consistentes para a intervenção dos treinadores a nível político e influenciar os processos de tomada de decisão que lhes dizem respeito, incluindo uma participação activa no chamado Diálogo Social Europeu;

- Contribuir, em última análise para o reconhecimento da actividade de treino como profissão regulada.

Com o aproximar da reunião daremos mais pormenores e, naturalmente, divulgaremos os resultados da mesma. Em todo o caso, poderemos desde já considerar estarmos perante um momento de especial significado para os treinadores.