Skip to main content

Matosinhos

Marcada pelo grande desenvolvimento industrial nos séculos XIX e XX, Matosinhos é hoje uma cidade moderna e inspiradora sem nunca perder as suas raízes. Com uma localização privilegiada, entre Porto, Maia e Vila do Conde, próxima dos principais eixos rodoviários, do aeroporto do Porto e do porto de Leixões, Matosinhos é sede de algumas das maiores empresas nacionais, mas também de pequenas e médias empresas, startups e projetos inovadores.

Cidade de mar, com uma ligação histórica à pesca e à indústria conserveira, Matosinhos soube tirar partido da abundância, variedade e qualidade de peixe e de marisco da sua costa. Além do peixe e do marisco frescos, também as conserveiras souberam acompanhar a evolução dos mercados e produziram iguarias em conserva, desde a cavala à lula recheada, sem esquecer a sardinha.

Quem visita Matosinhos, poderá usufruir de belos passeios pelas marginais e de caminhadas pelos passadiços, visitar fantásticas exposições na Casa do Design e na Casa da Arquitectura, relaxar nas praias ou jardins, aventurar-se nos desportos aquáticos, entre muitas outras atividades ao longo de todo o ano.

Matosinhos é naturalmente desporto, é naturalmente lazer. Em contornos de cor, animação e movimento jogam-se partidas de voleibol, de futebol, corre-se no areal, nada-se nas praias ou nas piscinas do concelho, faz-se surf e windsurf ou pratica-se vela na frescura da nortada.

Matosinhos é a cidade do turismo de cruzeiros, do melhor peixe do mundo, da arquitetura contemporânea, do design, do jazz, da ciência e investigação, da dança, do teatro, do desporto. Desfrute da cidade!