Treinadores finalistas da Gala do Desporto
No âmbito da 25ª Gala do Desporto, que se realiza na noite de 3 de Março, no Salão Preto e Prata do Casino Estoril, a Confederação de Treinadores de Portugal quer destacar e dar a conhecer melhor os cinco treinadores finalistas do Prémio “Desportista do Ano”.
Anualmente, a Confederação do Desporto de Portugal (CDP) organiza a cerimónia dos “Óscares do Desporto Português”, onde são distinguidos os melhores desportistas da época passada, nas categorias de atleta masculino, atleta feminino, equipa, treinador e jovem promessa.
Vote no seu treinador favorito até às 17h00 do dia 2 de março, através do site www.cdp.pt
O quinto e último finalista que apresentamos, por ordem alfabética, é Pedro Soares (Judo).
Pedro Soares foi um dos melhores judocas portugueses de sempre, tendo conquistado duas Medalhas de Prata e duas de Bronze em Campeonatos Europeus e a Medalha de Ouro nas Universíadas de 1999, nas categorias de meio pesado e pesado. Foi o primeiro judoca português a vencer um Campeonato da Europa de Juniores.
De atleta passou a treinador em 2007 e estreou-se na profissão ao serviço do Sporting Clube de Portugal. No entanto, a 19 de Maio de 2012, no campeonato nacional de equipas masculinas, Pedro Soares viu-se “forçado” a regressar aos combates para colmatar a ausência por lesão, à última hora, do campeão nacional de superpesados Jorge Fonseca.
Enquanto treinador do Sporting Clube de Portugal, Pedro Soares já conquistou duas Ligas dos Campeões (2018 e 2019) e oito campeonatos nacionais (2011, 2012, 2013, 2014, 2016, 2017, 2018 e 2019).
Enquanto Selecionador Nacional, orienta a Seleção Olímpica masculina, a Seleção Senior e Sub23 Masculina e é o treinador de Jorge Fonseca, ao lado de quem já venceu a Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, foi Bi-Campeão do Mundo e venceu a Golden League pelo Sporting Clube de Portugal. Muito recentemente, no final de janeiro de 2022, Jorge Fonseca e Pedro Soares conquistaram a Medalha de Ouro do Grand Prix Portugal 2022.