Skip to main content

Apelo aos Treinadores

A Confederação de Treinadores de Portugal tem assistido com enorme preocupação à evolução da pandemia em Portugal e no Mundo. Os números de infetados, doentes, mas, acima de tudo, de mortos, são assustadores e começa a ser difícil ver uma luz ao fundo do túnel pois o processo de vacinação, face a toda a sua complexidade, é moroso.

Mantemos os nossos princípios e convicções da importância do Desporto na sociedade, principalmente pelo seu impacto positivo na saúde (nas suas diversas vertentes), mas temos consciência que, neste momento, estamos a perder a guerra contra o vírus e são necessárias medidas drásticas para não colapsarmos como sociedade.

Acreditamos e apoiamos as opiniões dos especialistas na área da saúde. Muito provavelmente só com um confinamento total conseguiremos atenuar os efeitos, já dramáticos, desta pandemia.

Neste sentido, apresentamos um apelo e uma manifestação de preocupação.

Apelo mais uma vez a todos os treinadores, com a ajuda de todas as pessoas envolvidas nos clubes, que preservem a sua resiliência que continuam a demonstrar desde março de 2020 face a esta situação que vivemos e que continuem a acompanhar os seus praticantes (de todas as idades) em mais um momento difícil de confinamento que se aproxima. Sei que começa a ser uma tarefa hercúlea, mas peço-vos mais este esforço. Os nossos praticantes são vítimas deste momento e continuam a precisar de vós.

A preocupação é com os clubes desportivos e equiparados que estão em situação desesperante. Precisam de apoio financeiro para não colapsarem (muitos já colapsaram e provavelmente estão perdidos para sempre). Mesmo sem atividade desportiva ou com atividade desportiva reduzida, os clubes têm responsabilidades e compromissos mensais que não podem falhar. Apelamos às Autarquias e ao Governo que não os esqueçam. Já são mais de 10 meses de dificuldades!

Desejamos a toda a comunidade desportiva e à sociedade em geral que continuem a encontrar forças para ultrapassarmos este momento difícil. O Desporto tem sabido sempre estar à altura, com responsabilidade e resiliência! Juntos vamos conseguir. A Confederação de Treinadores acredita!