Melhores Cidadãos

 

Melhor Treino,

Historial

O ARRANQUE DA CONFEDERAÇÃO

Em 1992, teve lugar a 1ª Reunião Preparatória da futura constituição da Confederação. Nela participaram as três Associações na altura com funcionamento regular, estando presentes os treinadores indicados entre parêntesis: Basquetebol (José Curado e Mário Palma), Futebol (João Mota, Carlos Queirós e António Oliveira "Toni") e Natação (António Vasconcelos Raposo).

Posteriormente a esta reunião e na sequência de vários contactos entretanto estabelecidos, começaram a ressurgir algumas Associações que tinham a sua actividade suspensa e constituíram-se outras novas. Assim, o número de Associações subiu para oito, tendo-se juntado às já mencionadas as de Andebol, (na altura dirigida por António Cascais e posteriormente por Manuel Manita), Atletismo (Manuel Vieira), Hóquei em Patins (José Carlos Manaças e mais recentemente João Campelo), Judo (Luís Monteiro) e Râguebi (João Paulo Bessa).

Entretanto, deram-se também alterações nas presidências da Direcção das Associações de Futebol, com a eleição de Carlos Silva e de Natação com a eleição de Luís Baptista.

De 1993 a 1995, as oito Associações atrás identificadas realizam várias reuniões. A fim de permitir um melhor funcionamento do grupo, foi eleito um coordenador (José Curado) e um secretário (Luís Baptista) do mesmo. Em Outubro de 1995, a Associação Nacional de Treinadores de Futebol suspende a sua participação nos trabalhos preparatórios da constituição da Confederação.

As Associações envolvidas decidem, entretanto, escolher a Sociedade de Advogados Fernando Seara, J. L. Seixas, G. Ribeiro da Costa, Vieira Martins e Associados para proceder à elaboração do projecto de estatutos da Confederação, o qual veio a tomar a sua forma actual após várias reuniões de análise.

A COMISSÃO INSTALADORA

Em 6 de Outubro de 1997 é assinada a escritura de constituição da Confederação, no 4° Cartório Notarial de Lisboa. No acto participaram as Associações de Andebol (Manuel Manita), Atletismo (Manuel Vieira), Basquetebol (José Curado), Hóquei em Patins (João Campelo) e Natação (Luís Baptista). As Associações de Judo e Râguebi não puderam estar presentes pelo facto dos respectivos Presidentes de Direcção (únicos autorizados para este efeito) estarem ausentes. Após este acto, e de acordo com o estipulado nos Estatutos, foi constituída a Comissão Instaladora, que engloba: Manuel Manita (Andebol), Manuel Vieira (Atletismo), José Curado (Basquetebol), João Campelo (Hóquei em Patins), Luís Monteiro (Judo), António Vasconcelos Raposo (Natação), João Paulo Bessa (Râguebi).

Foram escolhidos José Curado e Manuel Vieira como os elementos responsáveis pela coordenação e execução das tarefas próprias da Comissão Instaladora, reunindo esta em plenário sempre que necessário.

Na sequência dos contactos e iniciativas da Comissão Instaladora já participaram em reuniões, como observadores, treinadores de Vela, Ginástica (já com associação constituída), Ténis, Trampolins e Desportos Acrobáticos, Karaté, Cultura Física (com Associação a constituir proximamente) e Remo (idem). Têm, do mesmo modo, tomado conhecimento do andamento das actividades da Confederação, treinadores de Voleibol, Halterofilismo e Esgrima.

AS RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

Para além do normal relacionamento que cada Associação de Treinadores mantém no interior da respectiva Federação Desportiva, a Confederação tem mantido contactos privilegiados com a Secretaria de Estado do Desporto, quer directamente, quer com serviços da mesma independentes - Centro de Estudos e Formação Desportiva, Instituto Nacional do Desporto e a sua Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo.

Por outro lado e a par dos naturais contactos com a Fundação e Confederação do Desporto, foi dado inicio a um diálogo com o Comité Olímpico de Portugal, no sentido de um estreitar de colaborações em áreas sensíveis a ambas as partes. A primeira reunião para este efeito teve lugar a 23 de Julho, na sede do C.O.P. e nela participaram o Sr. Presidente do C.O.P., Comandante Vicente Moura, e José Curado (Basquetebol), Manuel Vieira (Atletismo) e António Vasconcelos Raposo (Natação) pela CPATreinadores

Por fim, destacar a presença do representante da CPATreinadores (José Curado - Basquetebol) no Conselho Superior de Desporto desde Maio de 1997, sendo de referir que foi o mesmo nomeado relator do Conselho pare os assuntos da Formação de quadros.

Neste contexto, teve lugar urna detalhada análise do Projecto de Legislação sobre formação de quadros técnicos desportivos, submetido a apreciação do Conselho pelo Sr. Secretário de Estado do Desporto. O C.S.D. aprovou, por unanimidade, o parecer elaborado pela CPATreinadores acerca daquele projecto.
Este parecer foi preparado através de uma alargada participação das Associações integrantes da CPATreinadores.

Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto
Instituto do Desporto e Juventude
Writing & Design Creative