Skip to main content

Comunicação e Liderança do Treinador

Ainda a recuperar das emoções da homenagem de que acabara de ser protagonista, o selecionador nacional de futsal Jorge Braz voltou a subir ao palco do Centro Cultural de Viana do Castelo, agora para participar no painel Fátima Monge da Silva, subordinado ao tema “Comunicação e Liderança do Treinador”.

Com uma apresentação que cativou a audiência, Jorge Braz falou das especificidades da vida de um técnico e começou por dizer que por vezes parece uma tragédia ser segundo, “mas há tanta gente a fazer trabalho de excelência que não chega a esses momentos…”.

O discurso de Jorge Braz assentou em ideias e palavras-chave. A primeira foi VISÃO, a que ligou a necessidade de reconhecer o passado para compreender o presente. A segunda OBJETIVOS – “o que andamos a fazer, onde queremos chegar, o que é ser treinador”. E neste momento, introduziu o que chamou de primeiro triângulo: o que é mais importante entre liderança, treino e jogo? De seguida, outro: comportamentos, hábitos e relações…

Liderar é gerir e exponenciar o conhecimento que existe”, disse focando-se finalmente na comunicação. “Até que ponto confiamos? Se não se confiar cegamente nunca vamos crescer, nunca vamos ter um upgrade e é por isso que gosto de olhares diferentes”, explicou.

ENVOLVÊNCIA foi a palavra-chave seguinte, destinada a destacar “quem passa mais tempo com atletas”, ou, segundo destacou, os fisioterapeutas e team-managers, entre outros. A comunicação passa, então, por CONFIANÇA no trajeto e RESPONSABILIDADE.

Afinal, concluiu, “tudo assenta em princípios e valores”, e a fechar uma ideia que viria a marcar outras intervenções ao longo do dia: “Nós só existimos para servir os outros. Essa é talvez a principal missão do treinador”.

Veja todas as fotos do 10º Congresso na Galeria. Recordamos a todos os que participaram, tanto presencial como de forma online, que todas as sessões do 10º Congresso de Treinadores estão disponíveis durante seis meses na plataforma de transmissão AQUI, para ver ou rever e depois ficarão disponíveis no canal Youtube da Confederação de Treinadores.