Cidade com 2500 anos de história, bem no coração de Portugal, Viseu veste o orgulho beirão e cultiva a arte de bem receber.
Viseu é terra de mitos e heróis, segredos e património excecional. Há um guerreiro lusitano que a todos vigia, erguido junto à maior fortificação em terra da Península Ibérica, classificada como Monumento Nacional: a Cava de Viriato. Um mistério octogonal perfeito sobre o qual se construiu a identidade da cidade.
Viseu também é Cidade Vinhateira do Dão. É nos seus terroirs férteis que nascem néctares premiados, protagonistas da mesa beirã, onde os sabores da Gastronomia ganham vida pela mestria de chefs conceituados. À sua mesa nascem amizades fortes e improváveis que fazem querer voltar às origens.
Há mais de 80 anos que Viseu é Cidade-Jardim. Tem parques verdes e espécies arbóreas centenárias. Os jardins são cuidadosamente aprimorados e estimados pelos seus jardineiros e renovam-se a cada estação, para todos surpreender. Há cenários que convidam a namorar junto aos fontanários, recantos acolhedores à leitura, árvores que pedem um piquenique debaixo das suas sombras ou brincadeiras de criança.
Viseu é uma cidade feliz, para todos, com uma agenda vibrante de eventos e realizações ao longo do ano. Orgulha-se de ser berço da guardiã das feira populares do país, a Feira de São Mateus, onde se criam memórias e celebram recordações há 630 anos. Uma montra viva de tradições, gastronomia, diversões e espetáculos para todas as idades.
Fonte: www.visitviseu.pt