Skip to main content
9º Congresso

Fátima Monge da Silva homenageada

Começou ontem, em Leiria, Cidade Europeia do Desporto 2022, o 9º Congresso Treinadores de Língua Portuguesa. Na Cerimónia de Abertura, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, houve lugar a discursos de Pedro Sequeira, Presidente da Confederação de Treinadores de Portugal, Vítor Pataco, Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude e por fim de Gonçalo Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Leiria.

Um dos momentos altos da Cerimónia de Abertura foi a homenagem a Fátima Monge da Silva, nome indissociável do desenvolvimento da Educação Física e do Andebol do nosso país. Fá, como é carinhosamente tratada, foi Professora de Educação Física durante 39 anos e fez parta da equipa da Câmara Municipal de Lisboa no Programa de Apoio à Educação Física no 1º Ciclo Ensino Básico. É Treinadora de Andebol desde 1973 e deixou a sua marca pelos clubes por onde passou e nos quais esteve mais ligada ao andebol feminino. Foi Selecionadora Nacional da Federação Portuguesa de Andebol (1978-1989) e fez parte da Associação de Andebol de Lisboa (1976-94), somando resultados desportivos de destaque e Prémios de Carreira. Carlos Diniz, vice presidente da Confederação de Treinadores de Portugal, apresentou a merecida homenagem a uma treinadora portuguesa.

foi, também, uma das preletoras convidadas para a 1ª Conferência Plenária, “TreinadorAs precisam-se!”, onde esteve ao lado de Maria Carlos Marques (Treinadora de Voleibol), Susana Cova (Treinadora de Futebol), numa conversa que foi moderada por Cristina Almeida, Diretora Departamento de Estudos e Projetos do Comité Olímpico de Portugal.

Seguiu-se a 2ª Conferência Plenária - António Vasconcelos Raposo, na qual os advogados Miguel Fernandes e José Sampaio e Nora abordaram as “Propostas Legislativas – Treinadores”, tema também explorado pelo moderador Pedro Sequeira.

A primeira manhã de Congresso terminou com a apresentação da 2ª edição da revista SportMagazine.

TARDE DEDICADA AOS WORKSHOPS DE MODALIDADES

A tarde de sábado foi dedicada aos Workshops de modalidades - Andebol, Culturismo e Fitness, Educação Física e Desporto Escolar, Futebol, Futsal, e Voleibol – organizados em colaboração com as Associações de Treinadores, CNAPEF e Associação de Futebol de Leiria.

No Andebol, Paulo Sá falou sobre o “Paradigma da Formação do Andebol em Portugal”, João Varejão apresentou o “Projeto BECA: Potenciar Atletas de Excelência”, Ricardo Grilo desenvolveu a temática do “Coaching no Andebol” e, por fim, “Como um Treinador pode defender os seus Direitos” foi o tema escolhido por Cheldon Siqueira.

No Culturismo e Fitness, o tema do workshop da responsabilidade de José Miguel Fernandes Pais e Marco Paulo Mendes de Jesus Brandão foi “Discinésia escapular - maior causa de lesões do ombro”.

No workshop de Educação Física e Desporto Escolar, David Silva, João Teixeira e José Amoroso abordaram “Desporto na Escola + Desporto Extra Escola. Orientações para desenvolver projetos de sucesso na formação desportiva das crianças e jovens”.

O Futebol, workshop que também teve transmissão online, teve como preletores os treinadores UEFA PRO João Henriques, que apresentou “Construção da ideia de jogo” e Ivo Vieira, que levou aos participantes uma “Proposta de Treino visando o Jogo”.

As “Tendências atuais do Futsal em Portugal e no Mundo” foi a temática escolhida pelo treinador Alex Pinto para o workshop de Futsal, que se dividiu por teoria e prática.

Rita Fernandes, João Pedro da Silva Vieira e Rui Pedro Silva partilharam a preleção do workshop teórico e prático de Voleibol, dedicado ao tema “Abordagens de aprendizagem na formação inicial do atleta”.

O primeiro dia de Congresso terminou com a realização do Jantar Oficial, no Restaurante Meeting, em Leiria.

A manhã de domingo volta a reunir os Treinadores no Auditório 1 da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, para mais quatro sessões plenárias: “Comunicação dentro e fora da equipa” (9h30), “Competências para a vida através do Desporto - projeto ERASMUS+ Skills by Sport” (10h15), “Código Deontológico do Treinador” (11h30) e “Captação de crianças e jovens para o desporto: os desafios da sociedade do século XXI” (12h15).

Acompanhe o 9º Congresso de Treinadores online e através das nossas redes sociais!