Skip to main content

Biblioteca António Vasconcelos Raposo inaugurada no aniversário da Confederação

A inauguração da Biblioteca António Vasconcelos Raposo marcou o 23º aniversário da Confederação de Treinadores de Portugal, que se celebra esta terça-feira, 6 de outubro.

O Presidente da Confederação, Pedro Sequeira, inaugurou a Biblioteca António Vasconcelos Raposo: "Tenho o prazer e o orgulho, enquanto Presidente da Confederação dos Treinadores de Portugal, de poder festejar mais um aniversário com todos os treinadores que têm feito com que esta Confederação vá percorrendo o seu caminho. Hoje, para além do aniversário em si, é uma data também especial para a Confederação", disse, "a partir desta data a Confederação dos Treinadores de Portugal inaugura oficialmente o seu novo espaço, a Biblioteca António Vasconcelos Raposo. É um espaço que nós pretendemos que venha a ser um espaço de consulta dos nossos treinadores". Pedro Sequeira destacou ainda alguns dos livros do espólio oferecido por António Vasconcelos Raposo.

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral, António Vasconcelos Raposo, começou por falar sobre o aniversário da Confederação: "É de facto com muito prazer que eu uso da palavra neste momento em que assinalamos mais um aniversário da Confederação de Treinadores. A Confederação foi uma iniciativa de um grupo de treinadores, que tinha exatamente na sua génese agregar todos os treinadores para criar força, para se afirmarem socialmente como uma profissão que tinha de ser reconhecida, que tinha de ser credibilizada, que tinha de ser alguma coisa que pudesse transformar a realidade prática do nosso país". Vasconcelos Raposo evidenciou ainda a criação da Escola de Treinadores: "Estou muito satisfeito e, enquanto Presidente da Assembleia Geral e mesmo enquanto sócio fundador, o que me dá assim uma certa responsabilidade porque sempre foi este sonho, é a recente criação da Escola de Treinadores, porque é um sonho muito antigo dos treinadores ter uma instituição que possa preservar e dar credibilidade à formação em Portugal, que possa olhar pelos interesses específicos dos treinadores". O patrono desta Biblioteca deixou um convite: "Fico satisfeito e convido muitos dos outros treinadores que também sintam que está na altura de se afastarem, de se «divorciarem» daquelas princesas e príncipes com quem trabalharam anos e anos e anos que tenham a coragem e cortem o cordão umbilical com os vossos livros e vamos enriquecer o local onde os treinadores podem ir estudar e podem ir enriquecer-se para serem cada vez melhores, mais eficazes, mais pedagogos e mais humanos a trabalhar com os seus atletas".

Veja o momento da inauguração e a entrevista completa no vídeo.

A Biblioteca António Vasconcelos Raposo pode ser visitada na sede da Confederação de Treinadores, mediante marcação (via email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telefone 214 421 141). A Confederação também está disponível para receber doações de livros de Desporto, que ficarão à disposição de todos os interessados na Biblioteca.