Skip to main content

Treinadores Lusófonos encontraram-se em Lisboa

Treinadores Lusófonos encontraram-se em Lisboa

4ª Reunião da Confederação Lusófona de Treinadores

Hotel Fénix Lisboa| 31 janeiro 2020

© ALC

 

Cumpriu-se esta sexta-feira, 31 de janeiro, no Hotel Fénix Lisboa, a 4ª Reunião da Confederação Lusófona de Treinadores (CLT). Neste encontro, os membros da CLT fizeram o balanço do 2º Semestre de 2019 sobre o ponto de situação da atividade dos treinadores e consolidaram a estratégia para uma formação comum e para a atividade de treinador no espaço da CPLP. Foram ainda abordados os novos desafios da CLT e a sua participação no Congresso Mundial dos Treinadores em Lisboa 2021.

Relembramos que esta 4ª Reunião contou com a presença do Presidente da Confederação de Treinadores de Portugal e da CLT – Pedro Sequeira, dos Vice-Presidentes da CLT - Alberto Graziano (Moçambique), António Carlos Gomes (Brasil), Edison Bragança Dias (São Tomé e Príncipe), Herculano Cubaba (Guiné-Bissau), Humberto Bettencourt (Cabo Verde) e Vivaldo Eduardo (Angola), entre outras personalidades ligadas ao treino desportivo, como José Pereira (Presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol e Presidente da União dos Treinadores de Futebol da CPLP).

O Prof. Fernando Santos, da Escola Superior de Educação do Porto, também esteve presente neste encontro e assinou um Protocolo de Colaboração com a Confederação de Treinadores de Portugal, no âmbito da Formação de Treinadores. O docente ofereceu ainda um exemplar do Livro ‘Coaching Positive Development’, do qual é co-autor, a cada um dos presentes.

 

Declarações:

Pedro Sequeira – Presidente da Confederação Lusófona de Treinadores e da Confederação de Treinadores de Portugal

“Estas reuniões são sempre importantes, uma vez que é um momento em que reunimos os colegas dos diferentes países, incluindo Portugal, para debater aquilo que é feito entre cada reunião. O último encontro foi focado na formação de treinadores no espaço lusófono, enquanto que hoje, entre outros temas, abordámos a organização do Congresso Mundial dos Treinadores em Lisboa 2021, onde a Confederação Lusófona de Treinadores também estará presente.”

 

Alberto Graziano (Moçambique) – Vice-Presidente da Confederação Lusófona de Treinadores

“Em Moçambique, estamos numa fase de organização, construção de associações e implementação da nossa Confederação de Treinadores. Depois vamos ver qual será o resultado em função do consenso que temos alcançado nestas reuniões em Lisboa. Estamos a caminhar bem.”

 

António Carlos Gomes (Brasil) - Vice-Presidente da Confederação Lusófona de Treinadores

“O impacto da CLT no Brasil tem sido positivo. Nestes últimos 2 anos temos trabalhado com os muitos treinadores brasileiros, no sentido de se filiarem e estarem atentos à CLT, principalmente pela preocupação de formação e aperfeiçoamento dos treinadores e jogadores. Os treinadores brasileiros estão muito recetivos a aprender cada vez mais porque isso também lhes permite evoluir nas suas carreiras.”

 

Edison Bragança Dias (São Tomé e Príncipe) - Vice-Presidente da Confederação Lusófona de Treinadores

“Para mim, é mais uma oportunidade de reunir com os meus colegas da Confederação e partilhar experiências. Penso que estamos a conseguir mudar a mentalidade dos treinadores de São Tomé e dos PALOP. Estas reuniões têm-nos ajudado a organizar internamente e, atualmente, começa a haver sinergias e trabalho conjunto.”

 

Herculano Cubaba (Guiné-Bissau) - Vice-Presidente da Confederação Lusófona de Treinadores

“A CLT contribuiu muito para a aproximação dos nossos Treinadores. Além do futebol, agora já temos 21 modalidades congregadas na Confederação de Treinadores da Guiné-Bissau. Isto significa que a CLT está a fazer um trabalho bastante árduo e permitiu que reuníssemos mais de 60 Treinadores no 1º Fórum dos Treinadores da Guiné-Bissau.”

 

Humberto Bettencourt (Cabo Verde) - Vice-Presidente da Confederação Lusófona de Treinadores

“Estamos num processo de organização e reorganização das associações e a sensibilizar os treinadores de todas as modalidades a criarem as suas próprias associações, de modo a que possamos criar a Confederação de Cabo Verde. Depois queremos implementar tudo aquilo que temos colhido destas reuniões da CLT.”

 

Vivaldo Eduardo (Angola) - Vice-Presidente da Confederação Lusófona de Treinadores

“Estas Reuniões da CLT tem alargado os nossos horizontes. Estamos a pensar no Desporto no âmbito da lusofonia. Portugal e Brasil são dois países que se destacam muito no desporto e queremos trazer as boas práticas para o nosso país. Temos conseguido sensibilizar os treinadores para se interessarem mais e promover a aprendizagem.”