Skip to main content

Pedro Soares sagra-se Bicampeão Europeu ao serviço do Sporting CP

© ALC / Filipa Meias

O Treinador de Judo do Sporting Clube de Portugal, Pedro Soares, sagrou-se Bicampeão Europeu da modalidade, ao vencer o Yawara-Neva, na final da ‘Champions League’ masculina, por 3-2. Após a conquista do título europeu em 2018, na Roménia, a equipa ‘leonina’ revalida o título em ‘casa’, numa prova disputada no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

A Maior Competição Mundial de Clubes contou com as 8 Melhores Equipas Masculinas e Femininas da Europa e com as bancadas cheias para apoiar as 2 Equipas Lusas em prova: Sporting CP, no masculino e SL Benfica, no feminino.

A Equipa do SL Benfica, orientada por Jorge Gonçalves, estreou-se nas provas europeias com um honroso 5º lugar.

O Sporting Clube de Portugal, com os Judocas Kherlen Ganbold (-66 kg), David Reis (-66 kg), João Fernando (-73 kg), João Martinho (-81 kg), Frank de Wit (-81 kg), Nikoloz Sherazadishvili (-90 kg) e Jorge Fonseca (+90 kg), acompanhados pelos Treinadores João Pina e João Rodrigues, numa equipa técnica liderada por Pedro Soares, somou três vitórias sobre Golden Gori (Geórgia), Ratiborets Ekaterinburg (Rússia) e Yawara-Neva (Rússia), no seu caminho até ao segundo título europeu.

Logo após a decisão, o técnico leonino dirigiu-se aos jornalistas acompanhado pelo Atleta João Martinho que combateu com a cabeça ligada durante todo o dia e se revelou decisivo na final. Pedro Soares fez ainda a análise da competição e do atual momento do clube na modalidade: “É a segunda vez que vivo este momento, que é um dos mais felizes da minha carreira, e é muito especial vivê-lo em casa. Nada disto seria possível sem o esforço e a superação que aqui veem no João Martinho. Eu fiz questão de o trazer hoje aqui, um atleta de -81 kg, muito forte, que esteve muito tempo lesionado. Abraçou o projeto do Sporting e hoje foi, sem dúvida, o dia dele. Esta é uma prova bastante equilibrada, por isso nós todos temos de ter um ás de copas. Hoje, o João foi o nosso trunfo, a pessoa que fez a diferença, pois para além de nos levar para o 2º título europeu com uma prova bastante especial, foi também o dia do relançamento da carreira dele. Estamos todos de parabéns, mas o projeto do Sporting vive disto e estes são os nossos grandes campeões! Atletas nacionais, que fazem a diferença contra os melhores do mundo. E este é o meu Sporting! Hoje, todos puderam assistir a uma equipa Russa, que é a Seleção Russa, a uma equipa Georgiana que é a Seleção Georgiana. O Sporting vem com os atletas da formação e com alguns estrangeiros, que fazem parte do clube há muitos anos e que fazem realmente a diferença, mas nós não temos uma Seleção Nacional a representar o nosso clube, por isso temos sempre de nos superar e mostrar que podem contar sempre connosco. Creio que o ano passado as pessoas não esperavam que vencêssemos e hoje provámos que viemos para ficar. O Sporting é, neste momento, em termos europeus e em termos de clube, o melhor clube de judo da Europa!”