Skip to main content

Natação de luto

Foto: SL Benfica

Shintaro Yokochi, antigo treinador de natação e uma das mais importantes figuras do desporto português, faleceu este domingo, 15 de janeiro, aos 87 anos.  O velório decorre na terça-feira, 17 de janeiro, no Sport Algés e Dafundo e na quarta-feira, pelas 12h00, realiza-se a cremação no Centro Funerário de Cascais.

O consagrado treinador de natação atingiu o expoente máximo da sua carreira com a participação do seu filho Alexandre na final dos 200 metros bruços nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984. 

Shintaro Yokochi nasceu a 31 de outubro de 1935 em Yokohama, próximo de Hiroshima (Japão) e sobreviveu à primeira bomba atómica de Hiroshima. Aos 22 anos, Yokoshi chegou a Portugal para treinar a equipa de natação do Sport Algés e Dafundo. Passou ainda pelo FC Porto e SL Benfica - clube que o seu filho, Alexandre Yokochi, também representou como atleta, nomeadamente nos Jogos Olímpicos 1984. Foi ainda vice-campeão europeu em juniores e seniores, campeão latino, recordista ibérico e medalha de prata e de ouro nas universíadas, entre outros títulos.

A Confederação de Treinadores de Portugal apresenta as mais sentidas condolências aos familiares e amigos de Shintaro Yokochi.