Skip to main content

Luís Cameira no Dia do Treinador

Luís Cameira, reconhecido treinador de natação, aceitou o convite da Confederação de Treinadores de Portugal para se juntar à ação de formação do Dia do Treinador, na tarde do próximo dia 25 de setembro, em Viana do Castelo.

Luís Cameira, treinador olímpico (Rio de Janeiro 2016 e Tóquio 2021), Mestre em treino de Alto Rendimento/ natação pela Faculdade de Motricidade Humana, é o Diretor Técnico e treinador principal do SC Braga. É Professor convidado pela ESDL Melgaço IPVC e já venceu vários prémios de “Treinador do Ano” pelo SC Braga (treinador do centenário), CM Braga, CM Viana do Castelo, “O Minhoto”, Associação Portuguesa de Técnicos de Natação e Federação Portuguesa de Natação.

Para celebrar o Dia do Treinador 2022, a Confederação de Treinadores vai realizar uma ação de formação em Viana do Castelo, no dia 25 de setembro, das 15h às 17h, seguida de um cocktail comemorativo. A participação pode ser presencial (limitado aos lugares disponíveis) ou online via Zoom (sessão creditada para revalidação da TPTD com 0,4 UC). A inscrição é gratuita mas obrigatória e pode ser feita AQUI.

Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto em 2023 – será palco da celebração do Dia do Treinador, com uma ação de formação moderada por Pedro Sequeira, presidente da Confederação e quatro treinadores convidados:

• Hélio Lucas, treinador de Fernando Pimenta (canoagem)
• Tiago Prieto, treinador de Marta Paço (surf adaptado)
• Eugénia Queirós, treinadora de Carolina Oliveira para o apuramento Olímpico na modalidade de esgrima para Paris 2024
• Luís Cameira, treinador de natação do SC Braga com vários atletas olímpicos

Em 2022 a Semana Europeia do Desporto realiza-se de 23 a 30 de setembro onde mais uma vez será celebrado o Dia do Treinador a 25 de setembro através do movimento #thankscoach

Desde 2015 que temos assistido ao movimento mundial #thankscoach que tem ganho forte adesão junto de atletas e organizações desportivas!

Vídeos, fotos e mensagens começaram a ser partilhados nas redes sociais com atletas a agradecer aos seus treinadores!

Em 2019 o ICCE (International Council for Coaching Excellence) e 3 organizações finlandesas (Finnish Coaches Association, Professional Coaches of Finland SAVAL e Finnish Olympic Committee) que já tinham integrado o movimento #thankscoach institucionalizaram o Dia do Treinador a 25 de setembro no seio da União Europeia como parte integrante dos eventos #beactive da Semana Europeia do Desporto (European Sports Week).

A Câmara Municipal de Viana do Castelo - Cidade Europeia do Desporto em 2023, numa parceria com a Confederação de Treinadores de Portugal, vai acolher o 10º Congresso de Treinadores, que se realizará a 3 e 4 de junho de 2023.