Skip to main content

Eugénia Queiróz no Dia do Treinador

Foto: CM Viana Castelo

Maria Eugénia Queiróz vai representar as Treinadoras na ação de formação do Dia do Treinador, na tarde do próximo dia 25 de setembro, em Viana do Castelo.

Nascida em Viana do Castelo em 1963, Maria Eugénia Queiróz é licenciada em Educação Física, professora do ensino secundário e treinadora de esgrima da Escola Desportiva de Viana. Iniciou a prática da modalidade aos 13 anos no Centro de Esgrima de Viana, tornando-se treinadora do clube de Viana após conclusão da licenciatura realizada no ISEF - UTL, em 1986. A treinadora é Mestre de Armas em esgrima nas três armas, em curso na escola de Mestres de Armas em França e integrou os quadros técnicos da Federação Portuguesa de Esgrima. Realiza, com regularidade, formações para a mesma federação. 

Para celebrar o Dia do Treinador 2022, a Confederação de Treinadores vai realizar uma ação de formação em Viana do Castelo, no dia 25 de setembro, das 15h às 17h, seguida de um cocktail comemorativo. A participação pode ser presencial (limitado aos lugares disponíveis) ou online via Zoom (sessão creditada para revalidação da TPTD com 0,4 UC). A inscrição é gratuita mas obrigatória e pode ser feita AQUI.

Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto em 2023 – será palco da celebração do Dia do Treinador, com uma ação de formação moderada por Pedro Sequeira, presidente da Confederação e quatro treinadores convidados:

Hélio Lucas, treinador de Fernando Pimenta (canoagem)
Tiago Prieto, treinador de Marta Paço (surf adaptado)
Eugénia Queirós, treinadora de Carolina Oliveira para o apuramento Olímpico na modalidade de esgrima para Paris 2024
Luís Cameira, treinador de natação do SC Braga com vários atletas olímpicos

Em 2022 a Semana Europeia do Desporto realiza-se de 23 a 30 de setembro onde mais uma vez será celebrado o Dia do Treinador a 25 de setembro através do movimento #thankscoach

Desde 2015 que temos assistido ao movimento mundial #thankscoach que tem ganho forte adesão junto de atletas e organizações desportivas!

Vídeos, fotos e mensagens começaram a ser partilhados nas redes sociais com atletas a agradecer aos seus treinadores!

Em 2019 o ICCE (International Council for Coaching Excellence) e 3 organizações finlandesas (Finnish Coaches Association, Professional Coaches of Finland SAVAL e Finnish Olympic Committee) que já tinham integrado o movimento #thankscoach institucionalizaram o Dia do Treinador a 25 de setembro no seio da União Europeia como parte integrante dos eventos #beactive da Semana Europeia do Desporto (European Sports Week).

A Câmara Municipal de Viana do Castelo - Cidade Europeia do Desporto em 2023, numa parceria com a Confederação de Treinadores de Portugal, vai acolher o 10º Congresso de Treinadores, que se realizará a 3 e 4 de junho de 2023.