Melhores Cidadãos

 

Melhor Treino,

Presidente da Treinadores de Portugal, Pedro Sequeira, no Grupo Técnico de Trabalho do PNFT

 

Cerca de cinco anos passados sobre o início da implementação do Plano Nacional de Formação de Treinadores (PNFT), tornou-se necessário estudar os seus pontos fortes e especialmente as suas fragilidades no sentido de se proceder a uma melhor adequação do programa à realidade do sistema desportivo nacional, com maior eficiência e melhor qualidade.

A Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto decidiu, assim, optar por uma avaliação externa do PNFT para garantir a qualidade e imparcialidade que o processo exigia. Neste caso, foi escolhida a empresa Capgemini que trabalhou com o tecido universitário e tecido desportivo, federações, associações de treinadores e Treinadores de Portugal para concluir uma avaliação o mais completa possível.

Após esta avaliação, o Governo acolheu uma grande parte das recomendações, tornando-se agora necessário concretizá-las em propostas de alteração ao PNFT, particularmente no que respeita a questões regulamentares e, principalmente, a questões de natureza legislativa.

Neste sentido, foi entendido reunir um conjunto de peritos na matéria, constituindo um grupo técnico de trabalho que apresente, com a maior brevidade possível, uma proposta de alteração dos referenciais de formação e todos os elementos técnicos a eles associados.

Assim, é com enorme honra que anunciamos que o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto convidou Pedro Sequeira, Presidente da Treinadores de Portugal, a integrar o Grupo Técnico de Trabalho, para a reformulação dos referenciais de formação do PNFT.

Esta equipa será coordenada pelo IPDJ - Instituto Português do Desporto e da Juventude, através do Diretor do Departamento de Formação e Qualificação, Dr. Mário Moreira e terá outros especialistas como Abel Figueiredo (ESEV e também Presidente da ANTK – Associação Nacional de Treinadores de Karaté, associada da Treinadores de Portugal), Arnaldo Cunha (FPF), Isabel Mesquita (FADEUP) e Paulo Cunha (COP).

Aguardamos as conclusões no decorrer de 2018!

Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto
Instituto do Desporto e Juventude
Writing & Design Creative