Melhores Cidadãos

 

Melhor Treino,

“CANOAGEM OBRIGA-NOS A SACRIFICAR A FAMÍLIA”

“CANOAGEM OBRIGA-NOS A SACRIFICAR A FAMÍLIA”

Hélio Lucas, o homem por trás das medalhas de Fernando Pimenta, Teresa Portela e Joana...

Não aproveitou o regime transitório para pedir o seu TPTD? Ainda vai a tempo!

Não aproveitou o regime transitório para pedir o seu TPTD? Ainda vai a tempo!

  Inicialmente foi criado pela entidade reguladora, o Instituto Português do...

CLUBE TOP

CLUBE TOP

Presença da Treinadores de Portugal no lançamento do CLUBE TOP, programa do IPDJ - Instituto...

NA FINAL FOUR DA GOLDEN LEAGUE A PENSAR NO EUROPEU DE 2019

NA FINAL FOUR DA GOLDEN LEAGUE A PENSAR NO EUROPEU DE 2019

NA FINAL FOUR DA GOLDEN LEAGUE A PENSAR NO EUROPEU DE 2019 Selecionador de voleibol, Hugo...

“SE FIZERMOS TUDO BEM PODEMOS IR AO MUNDIAL”

“SE FIZERMOS TUDO BEM PODEMOS IR AO MUNDIAL”

Seleção de Andebol joga playoff com Sérvia Paulo Pereira, o selecionador nacional, fala de “um...

Formação de Treinadores: Apoio IPDJ

Formação de Treinadores: Apoio IPDJ

  O Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ)...

Transparência e Integridade

Transparência e Integridade

A organização Transparência e Integridade – Associação Cívica (TI-PT) e a Treinadores de...

20 anos da Treinadores de Portugal

 

No dia 6 de outubro de 2017, a Treinadores de Portugal comemorou os seus 20 anos, pela primeira vez de uma forma pública, no Hotel Lagoas Park em Oeiras.

 

Os convidados, oriundos de todo o tecido desportivo e Associações de Treinadores, começaram por partilhar um cocktail trocando as primeiras palavras de convívio.

 

Este convívio descontraído, típico dos treinadores, prosseguiu durante o jantar onde foram proferidos os discursos de Pedro Sequeira, Presidente da Treinadores de Portugal, Kirsi Hamalainen, Vice-Presidente Europa do ICCE – International Council for Coaching Excellence e João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

 

No seu discurso o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto referiu 2 pontos dignos de nota: o primeiro ponto foi a boa notícia sobre as bolsas dos treinadores olímpicos que passarão a estar isentos de impostos tal como as bolsas dos atletas olímpicos, assunto que já há algum tempo está na ordem do dia. O segundo ponto foi a referência à revisão da Formação de Treinadores, em curso e a terminar, entre o IPDJ e os organismos desportivos.

 

Antes dos discursos foi projetado um vídeo intitulado O TREINADOR que foi criado pela Treinadores de Portugal e que visa reforçar a importância do treinador na sociedade. O vídeo será agora divulgado nas redes sociais tendo sido feito o desafio a todos os presentes que ajudem nesta divulgação!

 

Durante a cerimónia foram homenageados os fundadores, pelo seu trabalho efetuado na criação e liderança da Treinadores de Portugal divididos em 2 categorias - 1ª Reunião Preparatória e Comissão Instaladora tendo cada homenageado proferido algumas palavras de agradecimento ou de partilha de algumas histórias interessantes da época:

Assim, presentes na 1ª Reunião Preparatória estiveram:

·       José Curado e Mário Palma a representar o Basquetebol;

·       António Oliveira "Toni“, João do Lago Mota e Carlos Queirós a representar o Futebol;

·       António Vasconcelos Raposo a representar a Natação.

 

Foram ainda homenageadas as 3 Associações de Treinadores representadas nesta 1ª reunião preparatória: a Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol, prémio recebido pelo Presidente Sérgio Ramos, Associação Nacional de Treinadores de Futebol, prémio recebido pelo Presidente José Pereira e Associação Portuguesa de Técnicos de Natação, prémio recebido pelo Presidente Aldo Costa.

 

Relativamente à Comissão Instaladora foram homenageados: Manuel Vieira do Atletismo, Luis Monteiro do Judo, João Campelo Hóquei Patins em homenagem póstuma, José Carlos Manaças do Hóquei Patins, Manuel Manita do Andebol em homenagem póstuma e João Paulo Bessa do Rugby.

 

Por uma coincidência de datas foram homenageados os treinadores de Karate, José Alexandre Gueifão e Raúl Augusto Cerveira, uma vez que cumpriam 20 anos de título de Treinador de Karate no mesmo dia dos 20 anos da Treinadores de Portugal: 6 de Outubro 1997-2017.

 

No final foi feita uma fotografia de grupo com a Direcção da Treinadores de Portugal e todas as Associações de Treinadores presentes, pela sua contribuição no Desenvolvimento da Treinadores de Portugal em prol da carreira do Treinador e do seu papel junto dos seus Treinadores: Andebol, Basquetebol, Futebol, Golfe, Hóquei Patins, Judo, Karate, Natação, Remo, Taekwondo, Ténis, Triatlo e Voleibol.

 

Foi relembrado também o aniversário da Confederação Lusófona de Treinadores que cumpriu, no dia 2 de outubro, 2 anos!

 

Assim, estão de PARABÉNS a Treinadores de Portugal, a Confederação Lusófona de Treinadores e, por consequência, todos os Treinadores em Portugal e da Lusofonia!

 

Veja aqui as fotografias do evento (clique numa foto para ampliar) e o video resumo!

 

 

 

 

Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto
Instituto do Desporto e Juventude
Writing & Design Creative