Melhores Cidadãos

 

Melhor Treino,

20 anos da Treinadores de Portugal

 

No dia 6 de outubro de 2017, a Treinadores de Portugal comemorou os seus 20 anos, pela primeira vez de uma forma pública, no Hotel Lagoas Park em Oeiras.

 

Os convidados, oriundos de todo o tecido desportivo e Associações de Treinadores, começaram por partilhar um cocktail trocando as primeiras palavras de convívio.

 

Este convívio descontraído, típico dos treinadores, prosseguiu durante o jantar onde foram proferidos os discursos de Pedro Sequeira, Presidente da Treinadores de Portugal, Kirsi Hamalainen, Vice-Presidente Europa do ICCE – International Council for Coaching Excellence e João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

 

No seu discurso o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto referiu 2 pontos dignos de nota: o primeiro ponto foi a boa notícia sobre as bolsas dos treinadores olímpicos que passarão a estar isentos de impostos tal como as bolsas dos atletas olímpicos, assunto que já há algum tempo está na ordem do dia. O segundo ponto foi a referência à revisão da Formação de Treinadores, em curso e a terminar, entre o IPDJ e os organismos desportivos.

 

Antes dos discursos foi projetado um vídeo intitulado O TREINADOR que foi criado pela Treinadores de Portugal e que visa reforçar a importância do treinador na sociedade. O vídeo será agora divulgado nas redes sociais tendo sido feito o desafio a todos os presentes que ajudem nesta divulgação!

 

Durante a cerimónia foram homenageados os fundadores, pelo seu trabalho efetuado na criação e liderança da Treinadores de Portugal divididos em 2 categorias - 1ª Reunião Preparatória e Comissão Instaladora tendo cada homenageado proferido algumas palavras de agradecimento ou de partilha de algumas histórias interessantes da época:

Assim, presentes na 1ª Reunião Preparatória estiveram:

·       José Curado e Mário Palma a representar o Basquetebol;

·       António Oliveira "Toni“, João do Lago Mota e Carlos Queirós a representar o Futebol;

·       António Vasconcelos Raposo a representar a Natação.

 

Foram ainda homenageadas as 3 Associações de Treinadores representadas nesta 1ª reunião preparatória: a Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol, prémio recebido pelo Presidente Sérgio Ramos, Associação Nacional de Treinadores de Futebol, prémio recebido pelo Presidente José Pereira e Associação Portuguesa de Técnicos de Natação, prémio recebido pelo Presidente Aldo Costa.

 

Relativamente à Comissão Instaladora foram homenageados: Manuel Vieira do Atletismo, Luis Monteiro do Judo, João Campelo Hóquei Patins em homenagem póstuma, José Carlos Manaças do Hóquei Patins, Manuel Manita do Andebol em homenagem póstuma e João Paulo Bessa do Rugby.

 

Por uma coincidência de datas foram homenageados os treinadores de Karate, José Alexandre Gueifão e Raúl Augusto Cerveira, uma vez que cumpriam 20 anos de título de Treinador de Karate no mesmo dia dos 20 anos da Treinadores de Portugal: 6 de Outubro 1997-2017.

 

No final foi feita uma fotografia de grupo com a Direcção da Treinadores de Portugal e todas as Associações de Treinadores presentes, pela sua contribuição no Desenvolvimento da Treinadores de Portugal em prol da carreira do Treinador e do seu papel junto dos seus Treinadores: Andebol, Basquetebol, Futebol, Golfe, Hóquei Patins, Judo, Karate, Natação, Remo, Taekwondo, Ténis, Triatlo e Voleibol.

 

Foi relembrado também o aniversário da Confederação Lusófona de Treinadores que cumpriu, no dia 2 de outubro, 2 anos!

 

Assim, estão de PARABÉNS a Treinadores de Portugal, a Confederação Lusófona de Treinadores e, por consequência, todos os Treinadores em Portugal e da Lusofonia!

 

Veja aqui as fotografias do evento (clique numa foto para ampliar) e o video resumo!

 

 

 

 

Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto
Instituto do Desporto e Juventude
Writing & Design Creative