1º Webinar: A transversalidade das modalidades desportivas - resumo do segundo dia

Sergio Lara-Bercial, professor de treino desportivo na Leeds Beckett University e diretor do ICCE, José Couceiro, Diretor Técnico Nacional da FP Futebol e Paulo Pereira, Selecionador Nacional de Andebol de Seniores Masculinos foram os três oradores convidados do segundo e último dia do 1º Webinar organizado pela Confederação de Treinadores de Portugal.

A moderação voltou a estar a cargo de Pedro Sequeira, Presidente da Confederação de Treinadores de Portugal. Esta sexta-feira, os cerca de 500 participantes na sala de formação e todos os que assistiram via Facebook e Youtube, receberam as boas-vindas da parte de Pedro Sequeira e, também, de Paulo César Teixeira, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Odivelas – Cidade Europeia do Desporto 2020.

Sergio Lara-Bercial foi o primeiro orador da tarde e explicou O que significa ser um treinador “centrado no atleta”. Começou por estabelecer uma curiosa ligação entre a Netflix e o treinador; depois, Lara-Bercial deu a conhecer o termo "coaching", cuja origem remonta à Hungria medieval, onde havia uma cidade chamada Kocs. Aqui, começaram a fabricar-se carruagens de boa qualidade, conhecidas pelo nome da cidade e que passaram a ser o meio de transporte utilizado para levar uma pessoa de um lugar a outro de maneira elegante. Tal como os coches, também o treinador é "um meio para se chegar a um fim" - encorajar e motivar o seu atleta para o levar mais longe . O professor de treino desportivo evidenciou, ainda, a importância do treinador manter uma ligação próxima dos seus atletas seja por telefone, seja pela internet na atual situação de pandemia.

Seguiu-se a apresentação de José Couceiro, centrada numa questão relevante: “A competição precoce ajuda ao desenvolvimento do jogador?” Na análise ao tema, o Diretor Técnico Nacional da FP Futebol começou por dizer que é necessário adaptar o jogo às crianças e, depois de apresentar as etapas de desenvolvimento por grupos de idades e escalões e a complexidade do treino e do jogo para as respetivas idades, destacou a importância da competição sem a classificação – “deixar jogar”! Couceiro falou, ainda, na relação entre o treinador e os pais e, a título de exemplo, lembrou que “um pai não interfere numa aula de matemática”.

A terceira e última intervenção do dia esteve a cargo de Paulo Pereira. O Selecionador Nacional de Andebol de Seniores Masculinos falou sobre a “Liderança – Pintar o Sucesso” e começou com uma retrospetiva do caminho da Seleção Nacional de Andebol até ao 6º lugar conquistado no Campeonato da Europa 2020 – a melhor classificação de sempre desta Seleção. Paulo Pereira defende que o treinador deve ser ambicioso, estabelecendo metas “quase impossíveis” e evidenciou as “pequenas coisas” que levam a grandes mudanças. Paulo Pereira lembrou, ainda, a importância do foco no objetivo definido, na motivação e na gestão das emoções dos atletas na competição.

Todos os painéis terminaram, novamente, com Perguntas & Respostas colocadas pelos participantes no Webinar.

As apresentações do 1º Webinar podem ser (re)vistas no Youtube.

Relembramos, ainda, que a Confederação de Treinadores de Portugal foi eleita pelo ICCE (International Council for Coaching Excellence) para organizar o 13º ICCE Global Coach Conference em parceria com a ACES Portugal, o IPDJ - Instituto Português do Desporto e da Juventude e a Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito de Lisboa - Capital Europeia do Desporto 2021! Entre os dias 4 e 6 de Junho de 2021, a Aula Magna da Universidade de Lisboa é o epicentro do Treino Desportivo Mundial.

Contactos

Secretariado
  • Email
    This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Morada

Rua Thomaz de Mello, 2B
2770-167 Paço d’Arcos

Comunicação

Carolina Mendonça
  • Email
    This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
© 1997-2020 Treinadores de Portugal. Todos os direitos reservados.
Powered by [dp]Soluções